A Receita Federal do Brasil fez devassa nesta terça-feira (19) em quatro lojas que vendem produtos falsificados em Dourados. Pelo menos R$ 2 milhões em produtos de comércio ilegal em território nacional foram apreendidos.
Entre os estabelecimentos vistoriados estão uma loja de roupas “importadas” localizada na Rua Fernando Ferrari, no Jardim João Paulo II, e uma fábrica de bonés no Jardim Água Boa. Até um caminhão baú foi usado para carregar os materiais apreendidos.
A Receita Federal informou ao Campo Grande News que entre os produtos falsificados, recolhidos durante a operação de hoje, estão tênis, sapatos, camisas, camisetas, calças, blusas, bermudas e acessórios de marcas mundiais, como Nike, Lacoste e Louis Vuitton.
Entretanto, todos os materiais são falsificados, os chamados “contrafeitos” na linguagem técnica. Contrafeito é produto que imita as características de marca comercial ou logótipo, sem autorização do proprietário dessa marca, com o objetivo de fazer o cliente confundir o “produto contrafeito” com o original. A prática é considerada crime contra a lei que protege direitos autorais.
Conforme a Receita Federal, os materiais são produzidos no estrangeiro copiando marcas tradicionais e introduzidos ilegalmente no mercado brasileiro. As lojas vão responder a processo e têm direito de recorrer contra a apreensão das roupas.