Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) apreenderam quatro encomendas que chegaram ao Aeroporto Silvio Pettirossi, na Grande Assunção, vindas dos Estados Unidos. Todas as caixas continham a maconha VIP, sendo que em uma delas, havia impressora e pacotes de drogas escondidos em seu interior.
No segundo pacote, o entorpecente estava escondido entre um jogo de sinuca e um pebolim. No interior foram encontrados pelo menos dez pacotes. O terceiro continha recipientes contendo maconha líquida concentrada e cigarros da mesma droga. O último pacote trazia óculos térmicos e lancheira com maconha.
Há semanas, um carregamento de mais de 25 quilos de maconha geneticamente modificada foi detectado em controles realizados por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas e funcionários da Dnit (Diretoria Nacional da Receita Tributária).
O ministro da Senad, Jalil Rachid, explicou que este tipo de substância tem um valor económico muito elevado e atinge uma classe social de elevado poder aquisitivo.