Dois servidores com cargos de chefia foram afastados da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) por suspeita de facilitação da fuga de Luccas Abagge, 32, ocorrida na madrugada de 3 deste mês.
O chefe de segurança da penitenciária Lázaro Souza de Carvalho Neto e o chefe de equipe do dia Everson Pereira de Carvalho foram designados para outras funções no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.
A medida foi adotada por recomendação da Corregedoria da Agepen e confirmada pela agência estadual. Lázaro foi remanejado para o “patronato penitenciário”, que presta assistência a presos em liberdade condicional, e Everson foi para o presídio semiaberto masculino.
Preso famoso por causa do sobrenome e condenado a pelo menos cem anos de prisão por crimes no Paraná, Luccas Abagge conseguiu fugir da PED após cortar as grades da cela e dois alambrados no pátio do presídio.
Ele escalou a muralha e usou uma corda artesanal feita com pedaços de pano para escapar. Uma semana depois da fuga, Luccas foi localizado pela Polícia Civil, mas teria disparado na direção dos policiais e foi abatido a tiros.