De acordo com o material divulgado pela Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do Distrito Federal, dos 32 presos listados com documentos de Mato Grosso do Sul, 8 foram liberados mediante uso de tornozeleira eletrônica. A conversão foi deferida pelo STF (Supremo Tribunal Federal), após análise das audiências de custódia.
A lista com os nomes dos 32 presos, foi apresentada inicialmente pelo site Campo Grande News, dos 8 liberados, foram encontradas referências em Campo Grande de Elaine Ferreira de Gonçalves, sendo residente no Jardim Petrópolis. Ela está sendo cobrada judicialmente de dívida atualizada em R$ 3,457 mil, por compra de material fotográfico, em contrato que atuou como avalista.
Destes nomes, Mario José Ott e Valéria Gil já apareciam em levantamentos anteriores feito pelo Campo Grande News. Ott mora no antigo Assentamento Itamarati, em Ponta Porã. Valéria é de Campo Grande, mas mora em Campo Mourão (PR), mas ainda tem família em MS.
Além dos nascidos ou que constam com RG de Mato Grosso do Sul, a reportagem havia listado o eletricista Altino Pereira Bispo, que seria do Piauí, mas é morador de Chapadão do Sul. Conforme o Seape, o documento dele é do Distrito Federal. Ele também consta como liberado mediante uso de tornozeleira eletrônica. Para os que não foram beneficiados com a restrição alternativa, o STF converteu flagrante em prisão preventiva.
Pela lista, foram liberados com uso de monitoramento eletrônico:
1 - Jeferson Franca da Costa Figueiredo, 29 anos
2 - Leandro do Nascimento Cavalcante, 42 anos
3 - Ricardo Moura Chicrala, 33 anos
4 - Elaine Ferreira Gonçalves, 43 anos
5 - Madalena Severa do Santos, 45 anos
6 - Maria Aparecida Barbosa Feitosa, 47 anos
7 - Valéria Arruda Gil, 30 anos
8 - Mario José Ott, 59 anos
Presos – Outros nascidos ou residentes em MS que não constam na lista de liberados são José Paulo Alfonso Barros, 46 anos; Djalma Salvino dos Reis, 45 anos; Fabio Jatchuk Bullmann, 41 anos; Ivair Tiago de Almeida, 47 anos; Cassius Alex Schons de Oliveira, 48 anos; Eric Prates Kobayashi, 40 anos; Rodrigo Ferro Pakuszewski, 28 anos; Fabrício de Moura Gomes, 45 anos; Diego Eduardo de Assis Medina, 35 anos; Antônio Plantes da Silveira de 53 anos; Franceli Soares da Mota, 51 anos; Joci Conegones Pereira, 52 anos; Silvia Adriana Nogueira dos Santos, 50 anos; e Ilson Cesar Almeida de Oliveira, 45 anos.