Foragido rendeu funcionária com uma faca e fugiu de Unidade Penal 'Ricardo Brandão'
Armado com faca, o preso Johnatan Silva de Araújo, 19, fugiu na manhã desta quarta-feira da Unidade Penal “Ricardo Brandão”, em Ponta Porã. A fuga ocorreu por volta de 8h. Com a desculpa de que levaria álcool em gel para a portaria, Johnatan se aproximou da porta da frente e rendeu a servidora da portaria. Outros servidores relataram que o bandido chegou a arrastar a funcionária e correu para a rua.
Johnatan foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por tráfico de drogas em junho do ano passado. Ele conduzia um Polo prata na companhia de um adolescente. No porta-malas do carro foram encontrados 313 kg de maconha.
A unidade penal está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, onde o crime organizado tem disputado território, e não possui guarda externa desde que a Polícia Militar deixou as muralhas das penitenciárias de Mato Grosso do Sul. A unidade prisional não faz parte dos presídios sul-mato-grossenses em que os próprios agentes penitenciários cuidam da vigilância externa.
Conforme apurado pelo site Campo Grande News, o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária) André Santiago cobrou aprovação urgente da lei reconhecendo os agentes como policiais penais, para ampliar a atuação dos servidores. “Atualmente apenas 15% do efetivo está autorizado a cuidar da guarda externa”.