Tiago Farias Bernardo, 24, morador no residencial Castelo de São Jorge, e Carlos Augusto Francelino de Souza, 34, residente no Santa Felicidade, foram presos nesta quinta-feira (16) em Dourados por assaltos através do chamado golpe do falso frete. Daniel Pessini Avanci, também envolvido nos crimes, foi preso em Naviraí com um caminhão roubado.
Tiago e Carlos foram os primeiros a serem presos em ação coordenada pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da 2DP com apoio da Força Tática da Polícia Militar após uma das vítimas procurar a delegacia e denunciar a tentativa de assalto após ser chamada para um suposto frete. Durante as investigações, os policiais identificaram Tiago Farias, já conhecido no meio policial como autor de roubo na modalidade falso frete e que estava foragido do sistema prisional.
A equipe fez diligências em possíveis locais onde Tiago pudesse ser encontrado. Por volta de 17h, a equipe foi até a casa dele na Rua José Mauricio de Assis, próximo ao residencial Castelo de São Jorge. No local, familiares disseram que Tiago tinha passado a noite em casa na companhia de um amigo de fora da cidade, mas não sabiam o nome, apenas que tinha barba.
Informaram ainda que Tiago e esse amigo ficaram na casa até por volta das 11h, quando chegou uma terceira pessoa e saíram juntos. A mãe de Tiago disse que falou com o filho pelo celular e mostrou a tela do aparelho. Nesse momento, os policiais viram a foto e o número do celular, o mesmo informado pelo caminhoneiro vítima da tentativa de assalto.
Quando os policiais estavam na casa, Tiago chegou de bicicleta. Armado com revólver calibre 32, ele ofereceu resistência, mas foi contido pelos policiais e desarmado. Tiago confessou participação na tentativa de assalto e disse que estava chegando do cativeiro na mata.
Como não deu certo o primeiro roubo, cometeram outro crime. No deslocamento ao cativeiro, os policiais localizaram o segundo caminhoneiro e outro homem. Essa testemunha disse ter encontrado a vítima desesperada e teria emprestado o telefone para avisar a família sobre o assalto.
A polícia foi então até a casa do segundo autor, Carlos Augusto Francelino de Sousa, morador na favelinha da Vila São Brás. Ele e Tiago foram levados para a delegacia. O caminhão roubado foi abordado por equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na região de Naviraí. O veículo estava sendo conduzido por Daniel Pessini Avanci, que também foi preso. Ainda durante as buscas no Santa Felicidade, a Polícia Civil prendeu Robson Lombardo, 33, que estava sendo procurado pela Justiça. A polícia ainda apura se ele tem ligação com os assaltos.