Três homens foram presos por tráfico de drogas nesta terça-feira (2) em ações do DOF (Departamento de Operações da Fronteira) e da Defron (Delegacia de Fronteira). Quase 4,5 toneladas de maconha foram apreendidas.
No distrito de Itahum, em Dourados, o DOF prendeu Sérgio Martins de Almeida, 35, e Ademir Miranda Lorenzon, 20, ambos moradores em Ponta Porã. Sérgio conduzia um caminhão-baú roubado em São Paulo (SP) com a droga e Ademir fazia o serviço de batedor de estradas em um Voyage.
Os policiais faziam patrulhamento na MS-270 quando avistaram o veículo em alta velocidade. Para tentar escapar da fiscalização, os criminosos adesivaram o caminhão com a logomarca de uma cooperativa de grãos conhecida na região.
Quando parou o caminhão, o condutor apresentou nervosismo. Ainda durante a abordagem o motorista do Voyage que vinha logo atrás retornou bruscamente na pista, mas foi alcançado e preso. Foram localizados diversos fardos de maconha e skunk no baú do caminhão.
Sérgio Martins de Almeida disse que pegou o caminhão no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, e iria até Dourados, onde repassaria a outro condutor. Já o homem que estava no Voyage disse que faria a função de batedor até Santa Rita do Parto. Ambos tinham rádios comunicadores na mesma frequência.
No baú foram encontrados 152 fardos de maconha, que pesaram 4.142 quilos. Ainda foram apreendidos mais de 20 quilos de skunk. A droga avaliada em quase R$ 9 milhões foi encaminhada à Defron.
Mais droga
Na margem da MS-379, entre Dourados e Laguna Carapã, policiais da Defron e da 2 DP (Delegacia de Polícia) de Dourados apreenderam 301 quilos de maconha e prenderam Jean dos Santos Fernandes, 19, morador em Coronel Sapucaia.
Os policiais investigavam informações sobre possíveis entrepostos de armazenamento de entorpecentes, que usam motocicletas e bicicletas para transportar drogas. O local apontado ficava na região de mata no município de Laguna Carapã.
Diante dos fatos, policiais das duas delegacias foram até o local na margem da MS-379, onde encontraram três indivíduos descansando sobre fardos de maconha. Os três saíram correndo, mas apenas Jean foi capturado.
No local foram encontrados três motocicletas e vários fardos de maconha. Jean foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. As investigações prosseguem para tentar identificar os outros dois indivíduos que conseguiram fugir. Os dois homens presos pelo DOF e o preso pela Defron foram levados hoje (3) para a carceragem da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), na Rua Cuiabá.