Cassio Lima dos Santos, 32, o vigia da garagem de veículos da Prefeitura de Deodápolis foi preso nesta sexta-feira (24) pela Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) acusado de integrar quadrilha que furtou caminhão-caçamba da frota oficial do município.
O homem que conduzia o caminhão, Djalma Wilson Antonio João Hilário Trindade, 39, já tinha sido preso ontem à noite por policiais militares. Terceiro envolvido, Josinei Martinez Silva, 31, morador em Glória de Dourados, também foi preso pela Defron. Ele foi flagrado com uma pistola Glock 9 milímetros.
A quadrilha começou a ser desmantelada por volta de 23h45 de ontem, quando policiais militares em Deodápolis prenderam indivíduo que transitava com o caminhão pertencente ao município, roubado do pátio da prefeitura.
O vigilante da prefeitura disse que tinha sido rendido por dois homens armados, que roubaram o caminhão. Segundo a polícia, na verdade, os bandidos planejavam levar do pátio dois veículos, mas um deles teria encontrado dificuldade em funcionar o segundo caminhão.
Ainda segundo a versão do servidor, quatro pessoas teriam participado do roubo, tendo permanecido em cativeiro com dois deles após o assalto.
Por volta de 10h desta sexta-feira, equipe da Defron foi até Deodápolis em apoio aos policiais da delegacia daquela cidade.
Em conversa com Djalma, os policiais da Defron identificaram indícios de que o roubo havia sido simulado, tratando-se de furto, do qual o vigilante teria participado.
Djalma disse que ao chegar a Deodápolis deslocou-se até uma praça, onde se encontrava o homem que mostrou a ele e ao seu comparsa vídeo do pátio da prefeitura, além de dizer que o portão estava aberto e as chaves dos caminhões no contato. Esse detalhe levou os policiais a suspeitarem que essa pessoa seria o vigilante.
Por foto, o preso reconheceu Cassio Santos como sendo o indivíduo que lhe apresentou o vídeo do pátio e repassou outras informações.
O vigilante negou ter participado do furto. Entretanto, relatou que há cerca de 20 dias havia sido contatado por Josinei para resgatar uma arma de fogo que se encontrava escondida em compartimento oculto existente no caminhão, utilizado pela prefeitura após ter sido apreendido transportando maconha.
Cassio relatou que resgatou a arma, a pistola calibre 9mm, e a entregou para Josinei mediante promessa de receber R$ 1 mil. Policiais da Defron foram até Glória de Dourados, onde apreenderam a pistola municiada.
Segundo o delegado Rodolfo Daltro, chefe da Defron, o suposto roubo tratou-se de furto qualificado, com participação de Djalma, Cassio e Josinei, além de outras pessoas que estão sendo investigadas. Os três foram autuados em flagrante.