Profissionais foram recebidos nesta quarta-feira pelo presidente do Legislativo Laudir Munaretto
O presidente da Câmara de Dourados Laudir Munaretto (MDB) recebeu na manhã desta quarta-feira (12) grupo formado por agentes comunitárias de saúde que atuam na região do Izidro Pedroso, Terra Roxa e Jardim Colibri.
No encontro, que aconteceu dentro do espaço semanal “Café com o Presidente”, os profissionais de saúde apresentaram diversas reivindicações e solicitaram o apoio do Poder Legislativo para a implementação de ações voltadas à melhoria das condições de trabalho nas unidades básicas de saúde de Dourados.
As agentes de saúde cobraram melhorias de infraestrutura nas unidades de saúde e mais recursos humanos para garantir o bom trabalho da vigilância em saúde do município. Entre os problemas relatados pelos profissionais está a falta de coordenadores nas unidades de saúde, a precariedade das instalações físicas, a falta de medicamentos, equipamentos e de profissionais para suprir toda a demanda de atendimentos.
Conforme Paula Sabrina Bogarin Gomes, que atua na unidade de saúde do Izidro Pedroso, a melhoria das condições de trabalho, incluindo a disponibilização de mais profissionais, equipamentos e a adequação das instalações físicas das unidades de saúde, é de fundamental importância para que os agentes comunitários de saúde possam oferecer um atendimento de qualidade à comunidade. “Somos a porta de entrada do atendimento SUS na comunidade e procuramos exercer da melhor forma possível essa nossa missão. Ficamos felizes por esse espaço concedido pela Câmara para que possamos discutir a realidade enfrentada pela categoria e reivindicar melhorias nas nossas condições de trabalho”, destacou.
Laudir enfatizou que a participação da categoria é de fundamental relevância para que o Legislativo possa auxiliar a Prefeitura de Dourados na construção de ações concretas para melhorar o atendimento de saúde prestado nas unidades de saúde. Ele informou que todas as reivindicações apresentadas pelas agentes comunitárias de saúde serão encaminhadas ao poder Executivo.
“Conheço a importância do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde. É uma das categorias das mais estratégicas, dentro do universo do SUS. São eles que fazem o primeiro contato com a população, principalmente a mais carente, que necessita de orientação e apoio para ter acesso aos serviços públicos de saúde. Acredito ser nada mais justo encaminharmos esses pedidos ao prefeito Alan e solicitar o esforço do município para a melhoria das condições de trabalho da categoria”, disse Laudir.