O prefeito Alan Guedes se encontrou nesta quarta-feira (9) com o CEO da uSky Transport, Dzianis Yunitski, empresa que participou da disputa pela concessão da ferrovia que ligará Maracaju aos ao porto de Paranaguá (PR), passando por Dourados. O encontro aconteceu no emirado de Sharjah, no Sharjah Research Technology and Innovation Park.
Alan está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, junto com outros prefeitos de Mato Grosso do Sul participando da Expo 2020, feira internacional tradicional, retomada agora por causa da pandemia de covid-19.
“Viemos com a missão de apresentar e abrir portas para Dourados e para MS. Foi muito gratificante chegar aqui e saber que a empresa sabe da nossa vocação industrial e do nosso potencial para projetos futuros”, destaca o prefeito.
“Infelizmente por não estarem totalmente regularizados junto ao Ministério de Infraestrutura, eles não conseguiram continuar na disputa, mas conhecem muito bem o traçado da ferroeste, a Rota Bioceânica e a capacidade produtiva de Dourados e da região sul. Ele garantiu que a uSky quer expandir os negócios para a América Latina”, acrescenta.
Na ocasião, a missão organizada pelo Sebrae/MS pôde testar uma linha experimental de um veículo voador, desenvolvido pela uSky, que tem sede na Bielorrússia. Segundo Dzianis, o projeto pode suportar até 10 mil passageiros por hora, sendo capaz de viajar até 150 km/h. O veículo é uma das tendências para o futuro por ser mais barato e sustentável, além de poupar áreas de terreno para construção de calçadas.
Sharjah Research Technology and Innovation Park – O Parque de Tecnologia e Inovação de Pesquisa de Sharjah é um grande complexo científico que reúne 22 universidades e institutos de pesquisa e 47 mil estudantes em atividade. O principal objetivo, de acordo com a executiva sênior do local, Naziha Antar, é desenvolver e gerenciar um ecossistema de inovação e desenvolvimento de tecnologias.