Discussão começou por causa do rateio do saldo do fundo em BH; assessores do prefeito saíram em defesa do chefe e atacaram vereador Fabio Luis
O prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) travou bate-boca em rede social com o vereador oposicionista Fabio Luis (Republicanos) por causa de sobras do Fundeb (Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Por lei, sempre que houver saldo, os gestores públicos podem fazer o rateio da sobra entre os educadores, mas isso não acontece em Dourados.
A discussão através da rede social Instagram começou após postagem sobre o rateio do saldo do Fundeb em Belo Horizonte (MG), onde os professores poderão receber até R$ 15 mil de abono.
“Tentamos aprovar o rateio em Dourados, mas fomos vencidos. O executivo municipal alegou que isto não era possível. Agora vemos vários municípios, Brasil a fora, sendo justos com seus professores, esperamos que essa sensibilidade chegue aqui, não desistiremos”, escreveu Fabio Luis.
O comentário do vereador republicano recebeu apoio de vários douradenses e de outros vereadores da oposição, mas também provocou a ira de Alan Guedes e de alguns de seus assessores, que postaram comentários acusando Fabio Luis de oportunismo político.
“As prioridade do executivo são dúbias. Nós do bloco independente lutamos pelos direitos da população. E continuaremos lutando. Requerendo explicações e alertando o MP sobre prováveis irregularidades”, escreveu o vereador Diogo Castilho (PSDB).
O prefeito Alan Guedes reagiu: “@fabioluisms você precisa ter mais responsabilidade com as informações públicas. Você é vereador, tem acesso à informação e fica fazendo populismo barato pra lacrar na internet. As informações são públicas, a prefeitura precisou aportar dinheiro para terminar de pagar o salário e 13º dos professores porque o FUNDEB foi insuficiente. Seja justo e fale a verdade”.
Em resposta ao comentário do prefeito, outros internautas saíram em defesa de Fabio Luis, fizeram críticas à atual administração municipal e cobraram providências por parte de Alan Guedes. “Dói né? Pois é, a verdade dói? Continua com seu plano. O seu espetáculo tá se desmanchando”, respondeu o perfil “marcosdourados”.
O jornalista e atual assessor de comunicação da prefeitura Ginez Cesar saiu em defesa do chefe: “Esse comentário [de Fabio Luis] é tão sério quanto a CPI da robótica. Sendo sincero apenas”.
Paulo César de Oliveira, procurador-geral do Município, também entrou no bate-boca em defesa de Alan Guedes. “Essa informação é no mínimo maldosa, tenta passar à população uma visão impossível de se ter em Dourados. Espero que o vereador reconsidere, pois sabe muito bem que isso não seria possível aqui! Lamentável esse populismo barato tomar conta dos debates políticos locais. Tenta a todo custo ‘lacrar’ e jogar pra torcida, triste!”.
Diego Zanoni Fontes, diretor de Habitação da prefeitura, foi mais um a criticar Fabio Luis: “Se houvesse saldo do Fundeb essa discussão seria válida. Mas não tem! Ao contrário disso, a prefeitura teve que disponibilizar recursos extras para pagar os compromissos com folha salarial da Secretaria de Educação”, postou o apadrinhado de Alan Guedes.
“Tentamos por diversas vezes pautar essa discussão no ano passado no Legislativo Municipal, porém, frente ao que foi colocado em prática pelo Executivo Municipal, vislumbra que EDUCAÇÃO, VALORIZAÇÃO E RESPEITO AOS EDUCADORES, não é ou não foi até então, prioridade neste DESgoverno. Temos REQUERIMENTOS que consta que o óbice para pautar esse assunto foi a questão jurídica, porém, em nenhum momento o Executivo Municipal buscou dialogar com o Legislativo na construção de uma alternativa, mesmo diante dos anseios de todos os vereadores do BLOCO INDEPENDENTE e uns outros da BASE, e claro, de toda a categoria do Magistério Municipal”, postou outro vereador oposicionista, Marcio Pudim (PSDB).
“PIOR PREFEITO E GESTÃO DA HISTÓRIA DE DOURADOS, PONTO FINAL, podem espernear gritar e tentar mas nada que venha da gestão vale o que o gato enterra! Vazem e deixem Dourados prosperar”, postou o perfil @guilhermevieira1.
Luzanete Ferreira Ramos.
Como sempre, ele fez isso no ano passado!!!. Nem o que devia ser dado no salario da educacão ele deu. E o pior nem recebeu o sindicato para as futuras negociações. Um prefeito oportunista , sem capacidade de governar isso sim. !!!Ele esta aproveitando o mandato para fazer viagens no exterior.
Neia pedroso
O prefeito tem que diminuir. Cargos de puxar saco que o dinheiro da e sobra menos dg
José silva
Duas pessoas... crianças..? é uma pena ver ddos tão má administrada ...abandonada...cadê nossas impostos 🙈🙈🙈