Implantação está no plano de governo da Coligação Pra Frente Dourados
O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) recebeu nesta terça-feira (24), a formalização da proposta do plano de governo do prefeito e candidato à reeleição Alan Guedes (PP), para construir o piso de 20 horas para os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino).
O objetivo está dentro do plano de governo da coligação “Pra Frente Dourados”, no Eixo Desenvolvimento Social - Educação para as oportunidades, junto com a finalização da proposta conjunta da implantação do piso salarial do magistério e encaminhamento para o Legislativo Municipal.
“Estou aqui no Simted para entregar o nosso compromisso formal com toda a categoria docente do piso de 20 horas. O piso tão desejado e sonhado na nossa categoria docente, que vai ajudar com certeza o desenvolvimento da nossa educação de Dourados. Trata-se do compromisso da gestão do prefeito Alan com a educação, com os servidores da educação e um compromisso muito sério que tem a viabilidade orçamentária e financeira para que os nossos professores sejam devidamente reconhecidos. Espero que com o diálogo, nós avancemos na nossa educação de Dourados”, afirmou o secretário municipal de Educação, professor Carlos Vinicius Figueiredo, em vídeo divulgado nas redes sociais.
A demanda da efetivação do Piso Salarial dos Professores para 20 horas já vinha sendo debatida com a gestão do prefeito Alan Guedes, que recebeu os representantes do Simted por várias vezes para conversas importantes de alinhamento.
Também é importante destacar que o único plano de governo dos candidatos a prefeito de Dourados, que fala sobre a implantação do piso de 20 horas aos professores, é o da Coligação Pra Frente Dourados. “Isso é resultado das muitas reuniões e das conversas que fizemos com o Sindicato dos Professores durante toda a gestão. Sabemos que o sindicato tem um papel fundamental na vida da cidade e queremos ampliar esse diálogo”, destacou Alan.
Debate
Alan Guedes (PP) confirmou participação no debate que ocorre nesta quinta-feira (26), promovido pelo Simted e o Comitê de Defesa Popular.
O foco do debate será a educação municipal. O tema definido é “O que esperar para Dourados de 2025 a 2028: nossa escolha fará a diferença na Educação?".
O evento acontece no auditório do Simted Dourados e o público presente será de 180 pessoas, entre candidatos a prefeito e vice, assessores e convidados das campanhas, imprensa credenciada e representantes sindicais das entidades que compõem o Comitê de Defesa Popular.
Demais trabalhadores em educação, representantes dos movimentos sindical e social, órgãos de imprensa não credenciados e a sociedade civil como um todo poderão acompanhar a transmissão online pelo canal do YouTube (www.youtube.com/simteddouradosms) e página do Facebook do SIMTED Dourados (www.facebook.com/simted.dourados).
Para Alan Guedes, o debate com os profissionais da Educação é fundamental para que as propostas sejam apresentadas à sociedade. “A única gestão que teve coragem de colocar no Plano de Governo a proposta do piso para 20 horas foi a nossa. E essa é apenas uma dos planos listados que queremos discutir, não apenas com os trabalhadores da Educação, mas com toda a sociedade. E nós estaremos lá, com certeza”, afirma.