O prefeito Alan Guedes sancionou a Lei Nº 4832, de 18 de maio, que inclui no calendário de eventos de Dourados o Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra os animais, a ser celebrado anualmente no mês de abril. A proposta do presidente da Câmara Laudir Munaretto foi aprovada na Casa de Leis e assinada durante a Expoagro.
“Ações de conscientização, como o Abril Laranja, são importantes para que a população contribua para a proteção dos animais e, consequentemente, também garantir o bem estar dos animais contra os maus tratos”, defende o prefeito Alan Guedes.
“Abril Laranja é o nome que se dá a esse período em que se busca a conscientização das pessoas sobre maus tratos praticados contra os animais”, reforça Laudir.
Ainda de acordo com a lei, durante o período, sempre que possível, as edificações públicas municipais serão iluminadas com à cor laranja. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
No Brasil, os maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão, pagamento de multa, e inclusão do nome do infrator no registro de antecedentes criminais. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.
Para denunciar casos do tipo, basta comparecer a qualquer delegacia de polícia com pelo menos uma prova — que podem ser vídeos e fotos feitos com o aparelho celular.