Vereadora do PTB afirmou que tomou decisão prezando pela transparência dos atos públicos
A vereadora Liandra Brambilla (PTB) desistiu o cargo de relatora da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada nesta semana na Câmara de Dourados para investigar gastos de dinheiro público no combate à pandemia de covid-19 em 2020.
Na segunda-feira (5), o Dourados Informa mostrou que a relatoria tinha ficado com uma antiga aliada da ex-prefeita Délia Razuk, cujo último ano da gestão (2017-2020) será alvo da investigação.
Assessora de Délia Razuk desde quando a ex-prefeita era vereadora, Liandra foi eleita com apoio maciço da família Razuk e com muitos votos de ex-ocupantes de cargos comissionados na prefeitura.
Nomeada em cargo administrativo na Secretaria de Saúde, ela atuou na pasta como mulher de confiança da prefeita e se manteve intocável apesar das seguidas trocas de secretários. Na campanha eleitoral, pediu votos com o nome de Liandra da Saúde.
A indicação dela para o cargo de relatora pegou mal nos meios políticos, pois a escolha indicaria jogo de cartas marcadas para livrar a prefeita de eventual irregularidade na aplicação dos recursos.
Em nota enviada ontem à noite, Liandra comunicou sua desistência alegando preocupação em preservar a transparência dos atos públicos.
A Mesa Diretora da Câmara ainda não se manifestou sobre o caso, mas ainda hoje deve indicar outro relator para a CPI.
Leia a nota de Liandra Brambilla na íntegra:
Eu vereadora Liandra da Saúde, venho a público comunicar a minha desistência da função de relatora da “CPI da Covid-19”, instaurada pela Câmara de Vereadores Dourados, primeiro por ouvir minha família, e prezar pela transparência dos atos públicos, e entendendo que a minha decisão fortalecerá o Legislativo que integro e respeito.
Informo que a minha participação nesta CPI não foi por uma escolha minha, e sim, pelo bloco legislativo que faço parte, e friso ainda que todas as decisões da Câmara estão firmadas no Regimento Interno, sendo assim a mesa diretora tem o dever de seguir e cumprir suas normativas.
Agradeço a confiança conferida a mim, pelos meus colegas do bloco “Força Legislativa” ao me indicarem e entenderem que a minha participação seria necessária, devido a minha atuação profissional na área da saúde, e que a experiência que tivera outrora, contribuiria neste momento onde serão apurados possíveis divergências nos gastos relativos ao enfrentamento da covid-19, no município.
Destaco que continuo à disposição e preparada para enfrentar todo e qualquer desafio pertinente ao meu mandato, mandato este confiado pelo povo douradense.
Na minha vida pessoal, nunca fugi de qualquer responsabilidade que me foi confiada, é esse declínio, não se assemelha a uma fuga, e sim, a um entendimento pessoal, sobre como poderia contribuir para elucidar as questões que serão suscitadas.
Agradeço a confiança conferida pelos meus pares, e principalmente, dos meus colegas do bloco Força Legislativa, que tem me dado toda sustentação necessária neste momento.
Acredito num Legislativo forte e transparente, desejo sucesso aos companheiros que estarão nessa missão árdua de investigação, e que assim como eu, conduzirão da forma mais proba, ilibada e correta possível. Boa sorte, e que Deus nos abençoe e nos guarde sempre.