Presidente Liandra pediu recursos para a reforma do CAM, Casa Abrigo e mais asfalto para Dourados
A Câmara de Vereadores de Dourados reforçou, na sexta-feira (21), a necessidade de investimentos em infraestrutura, saúde e na rede de proteção às mulheres durante a visita do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). O encontro teve como principal objetivo a discussão de projetos essenciais ao município.
A presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB), enfatizou a urgência na implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, destacando a necessidade da construção de uma Casa Abrigo. “Precisamos garantir um atendimento digno e humanizado às vítimas de violência. Desde que a estrutura foi desativada em 2012, essas mulheres são encaminhadas para a Casa da Acolhida, que não oferece a segurança necessária para protegê-las”, alertou.
Os números reforçam a gravidade da situação em Dourados, que apresenta o maior índice de feminicídios no interior do Estado entre 2015 e 2025. “Nos últimos 10 anos, foram registrados 31 feminicídios e mais de 15 mil ocorrências de violência doméstica. Somente em 2025, já são 238 casos de agressão. Isso é inaceitável! Precisamos agir com urgência para proteger nossas mulheres e impedir que mais vidas sejam perdidas”, ressaltou Liandra.
A parlamentar também destacou a importância de recursos para a reforma do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), no Jardim Água Boa. “Esse serviço é essencial para a saúde da mulher, mas hoje funciona em condições precárias, sem estrutura adequada para oferecer um atendimento de qualidade”, frisou.
Além da pauta da proteção às mulheres, os vereadores solicitaram investimentos em infraestrutura, como a pavimentação asfáltica de diversos bairros, a construção de um quartel próprio para a Guarda Municipal e uma sede exclusiva para o SAMU.
O deputado Geraldo Resende ouviu atentamente as demandas e se colocou à disposição do Legislativo. “Aguardo que a Prefeitura de Dourados encaminhe os projetos para que possamos unir esforços e verificar a possibilidade de viabilizar as emendas necessárias”, afirmou.
Além da presidente Liandra, participaram do encontro os vereadores Inspetor Cabral (PSD), Edson Souza (União Brasil), Alex Cadeirante (PSDB), Sargento Prates (PL) e assessoria do vereador Dill do Povo (União Brasil).