Com a apuração em praticamente todos os municípios – com exceção de Bataiporã, a professora Deumeires Morais atropelou o candidato de oposição, Joaquim Soares de Oliveira Neto, e foi eleita a nova presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Com 80% dos votos válidos, ela será a 4ª mulher em 45 anos de história a comandar a instituição, uma das mais influentes e poderosas do sindicalismo sul-mato-grossense.
Contabilizando-se 10.698 votos, Deumeires obteve 79,45% (8.500 votos), contra 20,55% (2.198) de Joaquim. Ela contou com o apoio do atual presidente, Jaime Teixeira, que também faz parte da chapa vencedora como tesoureiro. O vice-presidente eleito é o professor Onivan Corrêa.
Atual vice-presidente da gestão de Jaime Teixeira, ela se revezou em outras funções na diretoria desde 2005, como secretária geral por dois mandatos, secretária de comunicação e adjunta em três ocasiões. “Estou preparada para ser presidente”, garantiu, após ser oficializada pelo grupo ArtSind (Articulação Sindical).
Ela será a 4ª mulher a presidir a maior entidade sindical do Estado. As outras presidentes foram Elza Jorge, que chegou a ser secretária estadual de Educação, Fátima Silva, atual secretária-geral da CNTE, e Mara Carrara.
Desde 2014, não havia duas chapas para disputar o comando da Fetems. Joaquim acabou não tendo êxito ao apostar no cansaço com o grupo de Teixeira, que está no comando da instituição há 20 anos.
Perfil
Deumeires Morais é natural de Tupi Paulista (SP) e começou a trabalhar como professora em Dourados em 1987. Professora de Matemática formada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Ciências por uma faculdade de Dracena, ela também tem pós-graduação em Gestão Escolar.
Ainda como professora convocada, ela foi a primeira a entrar na Justiça e obter direito a licença maternidade mesmo não sendo concursada. Foi diretora por seis mandatos de uma escola em Dourados e aposentou-se em 2022. Está na direção da Fetems desde 2005.
Ela gaba-se de fazer história ao ser a primeira mulher negra a comandar a Fetems.