Deputados estaduais, lideranças regionais e locais participaram do ato político que comprovou força da coligação
Liderada pelo prefeito Marcos Pacco, presidente do Diretório Municipal, a convenção realizada pelo PSDB no sábado (3) homologou a candidatura de Roberto Carlos Marsura (PSDB) para Prefeitura de Itaporã.
O candidato a vice na chapa que terá a missão de dar continuidade aos projetos e realizações da Administração Marcos Pacco será Carlos Heitor de Paula, o Carlinhos do Escritório (PSD). “Estou muito feliz com o entendimento que foi feito em Itaporã para dar continuidade ao projeto que tem dado certo e promovido o desenvolvimento do município”, afirmou o ex-governador Reinado Azambuja, presidente estadual do PSDB, em vídeo exibido durante a convenção.
Reinaldo Azambuja explicou a ausência na convenção do PSDB. “Infelizmente, em razão da extensa agenda de convenções não conseguimos, eu e o governador Eduardo Riedel, estarmos presentes neste ato, mas saibam que vamos caminhar juntos na campanha, andando pela cidade e pedindo voto pela continuidade desse projeto que tem dado certo”, enfatizou.
“Vocês de Itaporã já experimentaram aventuras em eleições passadas e viram que não dá certo, precisou o prefeito Marcos Pacco colocar a casa em ordem, garantiu desenvolvimento, gerou oportunidades, melhorou a cidade e tenho certeza que o Roberto e Carlinhos, que fazem parte do nosso grupo, que já foi testado e aprovado, vão dar continuidade ao belo trabalho que o prefeito Marcos está realizando”, completou Reinaldo Azambuja.
A convenção também foi prestigiada por lideranças estaduais como a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), deputado estadual Paulo Duarte (PSB), deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e senador Nelsinho Trad (PSD). Todos discursaram e destacaram a união dos partidos e dos grupos políticos em torno de um projeto de governo capaz de garantir a continuidade do desenvolvimento de Itaporã, além de destacarem a aprovação da Administração Marcos Pacco, que hoje figura como um dos prefeitos com maior índice de aprovação em todo Mato Grosso do Sul.
Além dos deputados estaduais, federal e senadores que estiveram na convenção, destaque ainda para a participação por vídeo do deputado estadual Júnior Mochi (MDB), deputado federal Vander Loubet (PT), deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) e o governador Eduardo Riedel (PSDB). “Não consegui adequar a agenda para estar aí com vocês, mas estaremos juntos na campanha, conversando com a população e mostrando a importância desse alinhamento entre o prefeito e o governador do Estado para garantir ainda mais desenvolvimento para o município”, enfatizou Eduardo Riedel.
Comprovando a força do projeto e a união das lideranças políticas em defesa de Itaporã, a convenção também reuniu os presidentes dos Diretórios Municipais dos partidos aliados, como Victor Pacco, presidente do Republicanos; Dilson Matoso, presidente do Partido Social Democrático (PSD); Levenir Santana, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB); Antonino Rebeque, presidente do União Brasil; Celso Jesus da Silva, presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB); Neurandi Pereira de Oliveira, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e Carlos Rodrigo, presidente do Podemos. Os presidentes dos partidos aliados apresentaram, na convenção, os candidatos a vereador por cada legenda.
Conheça Roberto Marsura
Roberto Carlos Marsura é filho de Jose Rubini Marsura (in memorian) e Isaura Negri Marsura, família tradicional envolvida no desenvolvimento do município. Nascido em 28 de setembro de 1964, em Itaporã, desde jovem trabalhou com agricultura e pecuária nos negócios da família, mas sempre esteve muito ligado à política influenciado pelo tio Durval Marsura, que foi vereador e sempre teve uma atuação muito forte no desenvolvimento de políticas sociais voltadas aos mais necessitados.
Em 1988, aos 24 anos, Roberto iniciou a trajetória política ao ser eleito vereador para o mandato 1989-1992. Sua atuação destacada na Câmara Municipal fez com que se tornasse uma liderança política promissora, sendo escolhido como vice-prefeito de Toshi Nishimura na gestão 1993-1996.
Após o mandato como vice-prefeito, Roberto voltou à política como vereador na gestão 1997-2000. Sua liderança cresceu, e ele foi eleito para mais três mandatos de vereador: 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012. Em 2012, disputou a eleição para prefeito, mas não foi eleito. No entanto, retornou como vice-prefeito nas gestões do prefeito Marcos Pacco, 2017-2020 e 2021-2024.Roberto é casado com Elaine C. Leite Marsura, é pai da Cibele Leite Marsura e Yasmin Leite Marsura.
Conheça Carlinhos do Escritório
Carlos Heitor de Paula, conhecido como Carlinhos do Escritório, é filho de Sebastião Heitor de Paula, que chegou em Itaporã no ano de 1952, junto com o pai e três irmãos. Trabalhou na agropecuária, na região do Carumbé, onde conheceu, Aurecima Souto Maior de Paula, mudando-se para Montese no ano de 1962. Em sua trajetória, Carlinhos estudou o primário completo em Montese, foi engraxate e se deslocava diariamente a Itaporã para estudar o ensino ginasial.
Em 1969, mudou-se com sua família para Itaporã, onde seu pai adquiriu um caminhão que usava para transportar madeira para uma serraria. Aos onze anos de idade, Carlinhos encontrou um local para começar a aprender sua futura atividade de escritório com o Sr. Isaac de Oliveira, que logo vendeu o estabelecimento para o Sr. Osório Suizu. Posteriormente, o escritório foi vendido para o Sr. Alcides Figueiroa Lopes, que acabou fazendo fusão com o Escritório Central, de Josavi Granja. Carlinhos se apaixonou pela profissão e decidiu estudar no Colégio Oswaldo Cruz, em Dourados, cursando contabilidade. Depois de formado, deu aulas por dois anos na Escola de Contabilidade que Josavi montou em Itaporã.
Carlinhos sempre foi um incentivador do esporte local, regional e estadual, com participação direta na organização e criação de diversos campeonatos nas mais diferentes modalidades. É uma pessoa muito querida em Itaporã e somará com suas ideias, projetos e conhecimento no futuro governo de Roberto Marsura.