Projeto do vereador Fabio Luis também afeta vereadores e secretários municipais de Dourados
O vereador Fabio Luis (Republicanos) protocolou projeto de lei na Câmara de Dourados prevendo desconto na remuneração de vereadores, secretários municipais, diretores de autarquias e até do prefeito Alan Guedes (PP), caso medidas restritivas semelhantes a lockdown sejam impostas no município.
Ontem, o Governo do Estado baixou decreto determinando funcionamento apenas de serviços essenciais em todos os municípios de MS de amanhã (26) até o dia 4 de abril. Dourados deve seguir as medidas na íntegra.
De acordo com Fabio Luis, a proposta visa igualar o efeito financeiro de “decretos excessivos” entre Poder Público e população.
"Uma suspensão geral das atividades consideradas não essenciais representa impacto enorme na vida financeira de milhares de famílias. Não é possível que a gente aprove isso com paz no coração, sabendo que no nosso bolso nada irá mudar. O Poder Público quando perde a capacidade de se colocar no lugar da população jamais entregará medidas realmente necessárias para a qualidade de vida da nossa gente", afirma Fábio Luis, eleito em outubro do ano passado para o primeiro mandato.
O projeto de lei prevê desconto de até 50% no salário de autoridades públicas, aplicado de acordo com a quantidade de dias impostos para aplicação das medidas restritivas. O recurso retido será destinado a investimentos na estrutura de saúde preparada para o combate à covid-19.
Fábio afirma reconhecer a necessidade da administração em executar estratégias que contenham o contágio da covid-19, mas também considera ser indispensável a atenção à questão econômica dos lares douradenses.
"Vivemos o pior momento da pandemia, e todos sabemos disso. Mas já está mais que provado que lockdown, fechamento de comércios e impedimento das pessoas de irem trabalhar não funciona no controle do contágio. O próprio Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal defende a dispensa dessas estratégias. O que devemos fazer é investir na fiscalização de festas clandestinas, na aplicação de penalidades para quem não obedecer às regras de biossegurança e destinação de todo recurso milionário garantido para o combate à covid-19 nas nossas unidades de saúde", afirmou o republicano.
O projeto de redução dos salários está na Procuradoria da Câmara e ainda será discutido pela Comissão de Constituição e Justiça. Em caso de parecer positivo, será levado para votação no plenário da Casa.
Cloroquina
Fabio Luis sempre se manifestou a favor do chamado “tratamento precoce” para evitar o contágio, prática pregada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas criticada pela comunidade científica por fato de os medicamentos sugeridos não terem eficácia comprovada no tratamento nem na prevenção ao vírus.
Em janeiro deste ano, duas semanas após tomar posse, em reunião com o então secretário municipal de Saúde Frederico Oliveira, Fabio Luis cobrou a implantação do protocolo do tratamento precoce por meio de medicamentos que ficaram conhecidos como “Kit Covid” (Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina, Zinco, Vitamina D) e alertou para a importância da divulgação de que há estoques disponíveis na saúde pública.
No dia 16 deste mês, ao anunciar que destinaria 90% de suas emendas para compra de vacina contra a covid-19, o vereador voltou a falar em “tratamento precoce”.
“Coloco aqui de forma testemunhal, a concessão de 90% das minhas emendas impositivas destinadas para compra de vacina. Não destino 100% porque 10% já comprometi com outra entidade. Independente de quem é a favor da vacina, quem é contra, quem é a favor de tratamento precoce, quem é contra, como legislador o meu desejo é que quem queira se vacinar possa ter essa oportunidade”.
Lurdimar Oliveira Pereira
parabéns vereador .esse tipo de atitude q esperamos dos vereadores quando votamos neles .Fábio Luiz , Jucelino e Laudir por defender os comerciantes de DOURADOS .quinta dia 25/3 os três estavam la no Douradão junto com os comerciantes nos apoiando pra no dia seguinte o verme Geraldo Rezende chamar todos de gatos pingados .é esse o valor q o secretario de saude da para quem defende o trabalho.
Fabio
Parabéns Vereador.... Melhor Projeto que vi até hoje, sendo protocolado na Câmara Municipal de Dourados....