O ex-senador Delcídio do Amaral ficou com a presidência do PRD (Partido Renovação Democrática) em Mato Grosso do Sul e já tomou posse, nesta quinta-feira (14). Para isso, venceu a disputa interna com o deputado estadual Lídio Lopes.
Antes da fusão entre PTB e Patriotas, aprovada pelo STE (Tribunal Superior Eleitoral), Delcídio comandava o Partido Trabalhista Brasileiro e Lídio presidia o Patriotas. Derrotado, deputado, que é marido da prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (PP), anunciou desfiliação do PRD. Ela também era filiada ao Patriotas, mas migrou para o PP, comandado em MS pela senadora Tereza Cristina.
Segundo o blog O Jacaré, a posse Delcídio na presidência estadual do PRD ocorreu na sede do partido em São Paulo, na presença do presidente nacional Ovasco Resende.
Delcídio assume com a missão de regularizar o novo partido através da criação do CNPJ e depois definição do diretório estadual e cuidar dos trâmites para liberação do fundo partidário, ainda em 2023. O passo seguinte será articular os diretórios municipais para disputar as eleições de 2024.