Os eleitores de Paranhos retornam às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito e vice-prefeito. A determinação pelo novo pleito decorre da Resolução nº 853/2025, assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, no dia 21 de fevereiro.
Assim como em 2024, o horário de votação será das 7 às 16h com previsão de totalização dos votos para às 18h (horários de MS). Conforme dados da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE), o município conta com 9.366 eleitores aptos a votar nas 30 seções eleitorais dos cinco locais de votação.
A eleição suplementar ocorre após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara de Vereadores assumiu o cargo de prefeito de Paranhos, Hélio Acosta (PSDB), de forma interina, devendo exercê-lo até a posse do novo prefeito.
Para o pleito do próximo domingo, o atual prefeito interino disputa a eleição tendo Alfredo Soares (MDB) como vice. Os dois integram a chapa Unidos Por Paranhos.
A chapa da Federação Brasil da Esperança, que tem Jorge Ricardo Laurício como candidato a prefeito e Doutor Vicente como vice, também disputam o comando da prefeitura, mesmo indeferida pela Justiça Eleitoral. Os candidatos do PT recorreram e vão participar normalmente da eleição, “sub judice”.
A partir desta quinta-feira (3), as urnas eletrônicas serão entregues aos 120 mesários junto com o material de apoio e suporte. O local de totalização dos votos, por sua vez, terá lugar no Posto de Atendimento do município, localizado na Avenida Marechal Dutra, 2111, Centro.