O deputado federal Vander Loubet (PT), 61 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata durante exames de rotina realizados “recentemente”. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pela assessoria do parlamentar. O presidente regional do PT destaca que a doença foi descoberta em sua fase inicial, graças ao acompanhamento de saúde recorrente.
Neste momento, Vander passa por exames complementares, que irão definir o protocolo e o cronograma detalhado do tratamento. “O diagnóstico em fase inicial é resultado direto desse hábito de prevenção, o que proporciona um prognóstico altamente favorável e aumenta as chances de recuperação completa”, diz a nota.
A partir dos próximos dias, a agenda pública do deputado será ajustada para permitir que ele se dedique ao cuidado da saúde, sem interromper as atividades do mandato, informa a assessoria.
Vander reforça que se encontra “bem, sereno e confiante, iniciando o tratamento cercado de uma equipe médica competente, do apoio da família e da solidariedade de amigos e colaboradores”.
“O diagnóstico precoce salva vidas. Estou confiante”, celebra Vander Loubet.
Os médicos responsáveis pelo acompanhamento clínico do deputado irão “emitir boletins periódicos, que serão divulgados à imprensa e ao público, garantindo total transparência sobre o andamento do tratamento e da recuperação”, relata a nota.
Vander Loubet cumpre atualmente seu sexto mandato consecutivo como deputado federal, que se encerra no final de 2026. No ano que vem, ele é a principal esperança do PT de voltar ao Senado dez anos após a cassação do senador Delcídio do Amaral.
“O parlamentar reitera que essa etapa representa o encerramento de um ciclo importante da sua trajetória pública e que está comprometido com um novo desafio: sua pré-candidatura ao Senado Federal, colocando toda a sua experiência política e história de vida a serviço de uma nova etapa de representação e trabalho pelo estado e pela população”, diz sua equipe.
“O deputado agradece desde já as mensagens de apoio, as orações e as boas energias que certamente virão e reafirma sua confiança na ciência, na equipe médica e na força da fé e do otimismo”, encerra.
Vander Loubet também divulgou um vídeo em suas redes sociais em que relata a descoberta da doença e a importância da descoberta precoce.