A federação formada pelos partidos PSOL e Rede Sustentabilidade é a primeira a registrar candidaturas a prefeito e vice para as eleições de 2024 em Mato Grosso do Sul. O professor Beto Teles, 37, foi registrado como candidato a prefeito de Dourados, tendo Maristela Chaves, 60, como candidata à vice.
Até a tarde desta terça-feira (23), as duas candidaturas são as primeiras registradas até agora no estado, segundo o portal Divulcand, da Justiça Eleitoral.
Professor no distrito de Itahum, Beto Teles enfrentou resistência para disputar a prefeitura da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Ele perdeu as prévias locais das legendas, mas entrou com recurso na esfera estadual da federação e conseguiu aval pela candidatura própria em Dourados.
A convenção da federação ocorreu sábado (20), primeiro dia do prazo para os partidos e federações ratificarem as candidaturas a prefeito, vice e a vereador. A data-limite é 5 de agosto. As eleições ocorrem no dia 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (2º turno) em Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande tem segundo turno.
PP
Nesta terça-feira, o PP (Partido Progressistas) informou que a convenção para aprovar a candidatura à reeleição do atual prefeito de Dourados Alan Guedes será no dia 1º de agosto, às 18h30, no Clube Nipo-Brasileiro.
“Chegou a hora de reunir as pessoas que querem dar continuidade ao trabalho sério que vem sem desenvolvido na cidade. Não podemos nem cogitar a possibilidade de retroceder nos projetos em andamento e que já estão transformando a nossa cidade", disse Alan Guedes.
Com presença confirmada na convenção, a senadora Tereza Cristina (PP), reafirmou apoio para que Alan Guedes continue à frente da prefeitura. “Vamos continuar caminhando juntos, construindo caminhos para a melhoria da vida dos douradenses. Não tenho a mínima dúvida que o Alan é a pessoa certa para continuar cuidando de Dourados”, afirmou. Os demais pré-candidatos ainda não informaram as datas de suas convenções.