Na 12ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou uma indicação solicitando o retorno das atividades físicas, esportivas e de lazer, no Centro de Convivência do Idoso André’s Chamorro.
O local é administrado pelo município e atende pessoas acima de cinquenta e cinco anos, de ambos os sexos, independentes fisicamente, com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
Além disso, o Centro oportuniza um ambiente de sociabilidade, propiciando o desenvolvimento das potencialidades que impactam tanto no físico, quanto no emocional dos idosos.
Dentre os principais benefícios das atividades na terceira idade estão a melhora o funcionamento do coração e dos pulmões; fortalecimento dos músculos; fortalece dos ossos; auxilia no funcionamento das articulações; reduz o risco de quedas; diminui a gordura corporal; evita depressão; e auxilia a manter o cérebro alerta.
Entretanto, as atividades foram encerradas no período vespertino, por isso os participantes encaminharam abaixo-assinado ao vereador Laudir solicitando o retorno.
“É importante estudar viabilidade do retorno das atividades físicas, esportivas e de lazer porque elas contribuem para que os idosos tenham independência e mantenham a sua autonomia para realizar tarefas cotidianas”, explicou o vereador Munaretto.
O documento foi endereçado ao prefeito de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha Lima e a secretária de Assistência Social, Elizete Ferreira Gomes de Souza.
cristina aguiar
com todo respeito a meu dileto amigo vererador Laudir, algumas atividades do CCI jamais foram paralisadas. é o caso do Coral por exemplo. Frequentado por meus pais e que tiveram inúmeras atividades virtuais durante todo o período de pandemia. inclusive, a professora de ginastica dando aulas on line que me foram muito benéficas. os profissionais foram muito dedicados, visitando os idosos fora dos portões das residências, mas trazendo alegria. foi realizada ate uma festa junina virtual, leitura de orações diárias, etc. posso garantir que o CCI nao esteve paralisado. por favor, façamos justiça aos servidores que tanto conforto dedicaram aos nossos idosos.. grata