O vereador Laudir Munaretto (MDB) classificou como "louvável" a iniciativa da Prefeitura de Dourados em abrir licitação para aquisição de materiais odontológicos para destinar aos postos de saúde do município, incluindo os distritos.
"A falta de equipamentos é um problema recorrente e desde o ano passado temos solicitado uma providência e indagado o porquê desse cenário, que prejudica tanto a população. Esperamos que a compra dos equipamentos venha acompanhada de outras medidas que melhorem os tratamentos odontológicos oferecidos nos postos", afirmou Laudir.
O aviso do processo nº 7/2023 consta em edição do Diário Oficial do município publicado na quinta-feira, 16 de fevereiro, e se destina à contratação de empresa para fornecer brocas e limas para processos odontológicos.
A prefeitura estima gastar até R$ 1.631.369,91 com a compra. Conforme a publicação, a licitação recebe propostas até 3 de março, quando às 9h15 serão abertas as propostas.
“A falta de equipamentos inviabiliza o trabalho dos dentistas e, por consequência, acarreta no aumento das filas de agendamento e amplia a procura desses serviços nos setores de urgência e emergência, desestruturando o sistema”, ponderou Laudir.
Além disso, o vereador defende uma força-tarefa por parte da Secretaria de Saúde para identificar os "gargalos” e adotar medidas efetivas para eliminá-los do sistema de tratamento odontológico, tanto na rede pública urbana, como nos distritos.
"Já chegou ao nosso gabinete casos onde há dentistas, mas não há material e vice-versa, assim como a necessidade de modernização dos gabinetes de atendimento odontológico existentes nos postos", reforçou o vereador.
O parlamentar ainda destacou o fato de o tratamento odontológico ser preventivo para outras doenças. "Pesquisas recentes têm encontrado relação do processo inflamatório dos dentes e gengiva com ocorrência de artrite reumatóide, resistência à insulina, Alzheimer, alguns tipos de câncer e males respiratórios", enumerou o vereador.
"A abertura da licitação para a compra de brocas e limas vai permitir a disponibilização do essencial. Sabemos que na questão do atendimento odontológico, outras medidas são necessárias e vamos continuar atentos para que esse serviço seja o mais eficiente possível", garantiu Munaretto.
O parlamentar tem feito da melhoria do sistema público de saúde, tanto em relação aos equipamentos, estrutura e valorização dos servidores, uma das bandeiras do seu mandato.