Mais dois moradores do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, então entre os 1.167 presos após ataques aos Poderes
Chega a 11 o número de sul-mato-grossenses já confirmados entre os 1.167 bolsonaristas presos após as invasão das sedes dos Três Poderes da República em Brasília, no domingo (8). Os dois mais recentes confirmados na lista são do distrito de Nova Itamarati, no município de Ponta Porã.
Rodrigo Ferro Pakuszewski, 28, é filho de trabalhador rural instalado em 2002 no assentamento que hoje é o distrito de Nova Itamarati. Segundo o site Campo Grande News, Rodrigo foi sócio de empresa de energia solar e dono de produtora musical, ambas já desativadas.
Moradores do distrito disseram que Rodrigo foi preso na segunda-feira (9), no acampamento em frente ao quartel-general do Exército em Brasília. Ele não teria participado das invasões de domingo e teria chegado à capital federal em seu próprio veículo. “Rapaz muito trabalhador, que tem suas convicções políticas, mas é do bem”, descreveram os vizinhos.
Antônio Plantes da Silveira, o “Antônio Pombo”, de 53 anos, outro morador de Nova Itamarati, também foi preso. Ele é o terceiro morador do antigo assentamento confirmado entre os presos. Além dele e Rodrigo, também está preso Mário José Ott, 59. Todos estão no Centro de Detenção Provisória 2, no Complexo da Papuda.
O atual distrito de Nova Itamarati já recebeu duas visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – em março de 2003 logo após a posse do petista para o primeiro mandato e em agosto de 2016. O ex-presidente Jair Bolsonaro também esteve no distrito de Nova Itamarati, em março do ano passado, para entrega de títulos definitivos dos lotes.
Além de Mário José Ott, Rodrigo Ferro e Antonio Pombo, os outros sul-mato-grossenses já identificados na lista de presos são Djalma Salvino dos Reis (Itaporã), Diego Eduardo Assis Medina (Dourados), Fabio Jatchuk Bullmann (Campo Grande), Ivair Tiago de Almeida (Maracaju), José Paulo Afonso Barros (Ponta Porã), Cassius Alex Schons de Oliveira (Campo Grande), Eric Prates Kobayashi (Campo Grande) e Fabrício de Moura Gomes (Três Lagoas).