Prazo dado a governador termina hoje e se lei não for enviada para a Assembleia categoria promete mobilização e protestos
Agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul estão pressionando o governador Reinaldo Azambuja e o secretário estadual de Infraestrutura Eduardo Riedel (pré-candidato à sucessão de Reinaldo) para que cumpram a promessa de regulamentar a profissão de policial penal.
No ano passado, o sindicato da categoria pediu apoio dos deputados estaduais e conseguiu a aprovação da inclusão da Polícia Penal na Constituição de Mato Grosso do Sul através da Emenda Constitucional Nº 88, de 08 de dezembro de 2021.
Em agosto de 2021 foi entregue ao Governo a minuta de uma lei para regulamentar a profissão e houve compromisso de Reinaldo de que a medida seria colocada em prática. “Mas até agora nada”, disse um policial penal.
Segundo os servidores, o tempo hábil para aprovação da regulamentação – que vai criar novas despesas – termina no início de abril por causa das eleições de outubro deste ano.
Cansados de esperar providências do Governo e com o tempo quase acabando para a regulamentação ser aprovada ainda neste ano, os servidores decidiram se unir em um grupo do aplicativo Telegran e estão fazendo pressão nas redes sociais dos governantes.
Os policiais penais afirmam que todas as categorias tiveram reajuste salarial considerável neste ano, mas eles ficaram com o salário de R$ 3,7 mil. “Isso foi uma vergonha, por isso decidimos aumentar a pressão cobrando pelo menos esse aumento, mas até agora não recebemos resposta”, afirma o agente. MS tem pelo menos dois mil policiais penais.
O servidor que criou o grupo do Telegran disse que o objetivo foi unir a categoria e cobrar a regulamentação da lei. “Neste mês o Governo apresentou um remendo da lei criada pela nossa comissão no ano passado. Pela proposta do Governo, a categoria só ia mudar de nome”, afirma o servidor.
Segundo os agentes, a proposta atual foi rejeitada e chamada de “ridícula” pela categoria. O salário proposto foi de R$ 4,4 mil. “Queremos plano de carreira e salário novo, conforme foi apresentado ao governador no ano passado”, disse um dos policiais penais.
Como não teve acordo na reunião de segunda-feira (14), o Governo pediu mais dois dias para nova proposta, que será apresentada na manhã de hoje (17).
Os servidores prometem mobilização e protestos nos próximos dias se o governador não cumprir o acordo do ano passado e já falam até em greve. “Se a proposta de hoje não for o que a gente espera, vamos cobrar do sindicato e vamos iniciar greve. Hoje é o dia D”, afirmou um servidor.
Policial Morrone
Valorização Polícia Penal
Danilo Damazio Bomfim
Aguardamos a regulamentação e uma melhoria salarial justa para a polícia penal do ms. Estamos fazendo um bom trabalho assumindo funções de escolta e muralha. Aumentamos as nossas atribuições e não paramos na pandemia. Arriscamos as nossas vidas para que a população tenha paz e sossego em seus lares. Aguardamos com fé em Deus que teremos uma valorização do governo do estado.
Maria
É um descaso com nossa categoria, estamos no limite, falta de efetivo, varias pessoas afetadas psicologicamente pela pressão do trabalho e nossos governantes não olham esse lado. Concordo plenamente saiam de seus gabinetes e venham ver nossa realidade.
Claudecir
Valorização já! O Governo entrega várias atribuições como policiais porém querem dar o menor salário da segurança pública de MS.
Vergonha!
Everaldo Gomes Lubas
Melhorias aos servidores da Polícia Penal
#valorizaçãoPolíciaPenal
Sintia
Policiais penais sendo desprezados por esse governo. Exigem nível superior e querem pagar salário de nível médio. Desrespeito absurdo com os servidores que estão trabalhando nos presídios do estado!!!
Paulo Henrique
#valorizacaodapoliciapenalMS
Edson da Silva Amorim
Senhor governador, contamos com o seu apoio e sensibilidade para propor uma tabela salarial condizente com a periculosidade da função de Polícia Penal, que é composta de servidores que arriscam suas vidas nos presídios, a fim de garantir a paz na sociedade. Desejamos apenas isonomia salarial em relação as outras polícias, contamos com a sua sensibilidade e apoio.
José Rivarola
Desde o concurso de 2003 é necessário ter nível superior para ingressa na agepen , é nosso inicial acompanhava o inicial da PM ,e não tão distante do inicial salarial da PC . Nossa carreira precisa ter pós para promoção funcional por tempo de serviço e agora transformando-nos em policiais penais, aumentando nossas atribuições e compromissos funcional, o governo vem com uma proposta salarial medíocre nos deixando muito aquém das d demais forças de segurança .
Será que seremos a (PP)? Polícia Penal (aquela que pena ).
Dauzaker
O descaso com nossa categoria é vergonhoso,uma verdadeira humilhação! O governo valorizou outras categorias e nos humilhou com o menor salário da Segurança Pública!
Cristiane Arantes de Paulo
#regulamentação e valorização da polícia penal.
Fagner
Valorização e Restruturação Polícia Penal MS
Ricardo
Que proposta sem vergonha.... Mesmo salário da UNEI??? o mínimo era uma equiparação com a Polícia Civil. E quanto a lei? Será que fizeram a leitura da minuta encaminhada pela classe? Que aberração, por falta de tempo querem alterar a 4490. Se passar isso estamos fodidos, nunca mais arruma.
Andria
Que absurdo o Governo Estadual não reconhecer este direito!!!! Lamentável!!!
Uma classe que assim como outras .....todos os dias...... todos os dias coloca suas vidas em risco!!!!
Macedo
A categoria têm certeza que o governo vai olhar com sabedoria, pela valorização salarial da Polícia Penal.
Ewerton
Valorização da polícia!
Raphael
Polícia penal #valorizacaoja... Nossa família pede socorro governador.
Isabela
#valorizacaodapoliciapenalMS
#valorizaçãodapoliciapenal
A polícia penal do MS é de nível superior e não teve proposta financeira justa que merece! Nosso trabalho merece respeito! Venha conhecer nosso trabalho senhora ANA CAROLINA NARDES, Sr. REINALDO AZAMBUJA e demais secretários! Saiam de seus gabinetes e entrem no PRESIDIO venham ver nossa realidade!
#valorizacaodapoliciapenalMS
Aline
Valorizem nosso trabalho arriscamos nossas vidas para que a sociedade tenha segurança e paz!!! #salariodignopoliciapenal#
#maisrespeitocomospoliciaspenais#
Janete Borges Ferreira
Absurdo!
Nunca ganhamos tão pouco.
Bem abaixo de todas as demais categorias.
Uma vergonha .
Lamentável essa situação em que se encontra a categoria!
Triste de ver, acabamos com nossa saúde pelo sistema Penitenciário e pelo Estado e agora esse descaso. Aumenta somente as atribuições. O descaso é grande desse governador e sua equipe.
Adriano Lima
Sacanagem o esse governo está fazendo com a carreira de Policiais Penais... Estamos bem longe da igualdade com as demais polícias militar e civil. Vergonhoso.
Sandro
A polícia penal do MS é de nível superior e não teve proposta financeira justa que merece! Nosso trabalho merece respeito!
#valorizacaodapoliciapenalMS
Convido a secretaria ANA CAROLINA NARDES e o sr. governador REINALDO AZAMBUJA a sairem de seus gabinetes e entrarem no PRESÍDIO para conhecer nosso trabalho, e as condições nas quais somos submetidos a trabalhar. Convido o senhores juízes da Execução Penal e a Defensoria Publica a explicar ao nosso executivo a legislação que nos é cobrada pois parece que não ha pleno entendimento do executivo. Temos varias atribuições mas não temos uma lei que nos ampara e valoriza.
Queremos apenas o que é justo a nossa carreira!
SERVIDOR QUE ARRISCA A VIDA POR VOCE
A polícia penal do MS é de nível superior e não teve proposta financeira justa que merece! Nosso trabalho merece respeito! Venha conhecer nosso trabalho senhora ANA CAROLINA NARDES, Sr. REINALDO AZAMBUJA e demais secretários! Saiam de seus gabinetes e entrem no PRESIDIO venham ver nossa realidade!
#valorizacaodapoliciapenalMS
Alexsandro
Valorização dos Polícias Penais..menor salário da Segurança Pública
Alex
Esperamos que o governador nós de a devida valorização, pois nosso trabalho além de trazer risco a nossa vida e a de nosso família, é muito pouco reconhecimento para servidores que tem a coragem de fazer o trabalho que poucas pessoas tem. E além disso nosso trabalho é técnico na ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
Maraiza
Governo valorizou praticamente todas as categorias... E fez pouco caso com os Policiais Penais que arriscam vidas em prol da carreira...