A Prefeitura de Dourados publicou, na edição suplementar do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (15), decreto que estabelece luto oficial de três dias em todo o território municipal como homenagem póstuma ao ex-prefeito José Elias Moreira, que faleceu nesta madrugada. Durante o período, todas as repartições públicas devem hastear as bandeiras a meio mastro.
Nascido em Poços de Caldas, José Elias Moreira chegou em Dourados em 1958. Formado em Agronomia, dedicou-se à política, foi Prefeito da cidade no período de 1977 a 1982, deputado federal constituinte por Mato Grosso do Sul no mandato de 1987 a 1990 e reeleito para o mandato de 1991 a 1994. Foi também Secretário Estadual de Meio Ambiente e Secretário Municipal de Planejamento, prestando ao longo da vida relevantes serviços ao Município e ao Estado.
O prefeito Alan Guedes manifestou pesar por meio de nota oficial, destacando a importância política e dedicação de José Elias Moreira para Dourados. “Um homem que dedicou sua vida à construção de uma cidade melhor para todos nós. Uma figura muito importante para a política do Estado, um grande prefeito e parlamentar […] Que Deus conforte e ampare o coração dos familiares neste momento difícil”, consta no texto.
Além da esposa, Adenil Carneiro Moreira, José Elias deixa três filhos: José Elias Moreira Júnior, Lidiane Carneiro Moreira Costa e Joaquim Elias Moreira e ainda seis netos. José Elias Moreira também era tio do vice-prefeito de Dourados, Guto Moreira.