À tarde, o governador e o prefeito irão vistoriar obras de pavimentação asfáltica e drenagem
O governador Eduardo Riedel cumpre agenda nesta segunda-feira (27/10), em Dourados, ao lado de autoridades como o prefeito Marçal Filho e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e em coletiva de imprensa destacou o avanço das obras do HR (Hospital Regional) e anunciou que a unidade hospitalar estará em pleno funcionamento em dezembro de 2025.
Quem também está representando o Ministério da Saúde durante a agenda, é o secretário-executivo da pasta, Adriano Massuda.
Atualmente, a Policlínica já está atendendo a população com exames como endoscopia, colonoscopia, tomografia, ultrassonografia, manografia, raio-x, densitometria óssea e exames laboratorias. As consultas médicas são nas especialidades de cardiologia clínica, cirurgia geral (adulto e pediátrica), ginecologia, ortopedia (adulto e pediátrica), e avaliação de risco cirúrgico.
Segundo Riedel, a partir de dezembro a unidade passará a operar de maneira mais ampla, com o fortalecimento das equipes médicas, especialidades e atendimentos de média e alta complexidade.
“Agora em dezembro, aqui já está em pleno funcionamento, fazendo esse número de exames por mês e diagnósticos ainda maior. É o amadurecimento das estruturas, das equipes e das especialidades. O funcionamento dele na sua amplitude é o que a gente vai ver, e isso vai ter uma consequência de tempo em toda a região”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
O governador ressaltou que o impacto do Hospital Regional será sentido não apenas em Dourados - a maior cidade do interior do estado -, mas também nos outros municípios que compõem a região.
“Quando a gente se propõe a trabalhar junto com o município, é entender as principais demandas, as prioridades e poder atuar. A saúde aqui talvez seja um dos maiores investimentos que o estado tem feito ao longo do seu histórico”, disse.
O chefe do Executivo também citou o apoio do governo ao Hospital do Amor, na Avenida Guaicurus, ressaltando a parceria entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil como um dos pilares para o desenvolvimento regional.
“O Hospital do Amor é uma iniciativa da sociedade. A gente vai ajudar também com equipamentos e ações da Secretaria. Essa união entre público, privado e sociedade civil é o que gera o resultado que queremos ver no estado.”
Obras na maior cidade do interior de MS
Ainda pela manhã acontece a assinatura da ordem de serviços para a construção da passarela de pedestres, sobre a MS-156, ligando o Jardim Guaicurus ao Habitacional Harrisson de Figueiredo e bairros vizinhos.
O governador e o prefeito também assinam a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica e obras de drenagem do acesso ao Hospital de Amor, que está sendo construído na Avenida Guaicurus.
O governador também lembrou que o diálogo com o governo federal foi fundamental para destravar obras importantes, como a do aeroporto de Dourados, considerado estratégico para o crescimento econômico.
“Desde o primeiro mês do meu mandato, tratamos dessas obras com o governo federal. O aeroporto é um equipamento fundamental, que dá base para esse crescimento de 5% a 6% ao ano. Nossa expectativa é ter frequência diária de voos já no próximo ano”, destacou.
Encerrando a fala, o governador afirmou que Dourados vive um novo ciclo de desenvolvimento, impulsionado por investimentos em infraestrutura e saúde pública.
“A gente vem estruturando um estado moderno, que dá respaldo para todos os crescimentos que vão acontecer. Esse é um ciclo virtuoso para Mato Grosso do Sul”, finalizou.
Outros compromissos
Às 13h30, após o almoço, o prefeito Marçal Filho acompanhará o governador Eduardo Riedel na supervisão das obras de recapeamento asfáltico, drenagem e sinalização viária do quadrilátero formado pelas ruas Cuiabá, Itamarati, Cafelândia e Ediberto Celestino de Oliveira, no Jardim Água Boa.
As obras foram iniciadas e concluídas na gestão do prefeito Marçal Filho, após a efetivação do convênio com o governo do estado e contrapartida da prefeitura de Dourados. O projeto beneficiou, também, todo Jardim Santo André e agora a atual gestão trabalha para garantir que o recapeamento seja levado para o restante do Jardim Água Boa, BNH 4º Plano e Campo Dourado.
Por fim, às 14h30, o prefeito Marçal Filho e o governador Eduardo Riedel vão supervisionar as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Jardim Guaicurus. A concentração da comitiva será na Rua Vicente Lara, número 730, onde prefeito e governador vão acompanhar o andamento do projeto que era esperado há mais de 20 anos pelos moradores e que saiu do papel somente na gestão Marçal Filho.