A Câmara de Dourados dá início oficialmente ao trabalho legislativo de 2022 na segunda-feira (7). As atividades da Casa de Leis da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul começam com sessão solene de abertura, às 13h30, e que terá fala em tribuna do prefeito Alan Guedes (PP).
Em seguida, acontece a primeira sessão ordinária deste ano. Entre as pautas está a eleição da mesa diretora.
O presidente da Casa, Laudir Munaretto (MDB), destacou que para este ano um dos maiores desafios, ainda em meio ao cenário de pandemia que requer cuidados, será fiscalizar e cobrar andamento melhor dos serviços prestados à população douradense.
“Acho que o principal desafio é fazer com que todos os serviços do nosso município, aqueles que são prestados à população, comecem a ter andamento melhor. O ano de 2021 foi bastante difícil e de adaptação. Agora vamos trabalhar para que em 2022 seja possível atender aos anseios da população douradense, que nosso mandato venha a surtir os resultados esperados pela população. Estamos preparados para todos os desafios que serão colocados a partir dessa primeira sessão ordinária”.
Laudir ressaltou ainda as mudanças estruturais em andamento na Casa. Para este ano, a implantação de sistema informatizado mais moderno pretende trazer mais agilidade ao desenvolvimento das atividades. Além disso, há a previsão de que ainda neste mês de fevereiro o edital para o concurso de contratação de servidores efetivos seja publicado.
“Tivemos 2021 bastante produtivo. A mesa diretora se preocupou em fazer um concurso público, tivemos avanços no sentido da organização da nossa Casa legislativa, o processo legislativo vai ser diferente, mais dinâmico. Estamos informatizando toda nossa estrutura e isso é bastante importante. E, claro, seguimos focados no nosso trabalho que é fiscalizar, buscar melhorias e o atendimento da população por parte do Executivo, estar presente nas bases, conversando com as pessoas, buscando alternativas para melhorar a vida delas, que é o papel fundamental de um vereador”, afirmou Laudir.
As atividades na sede da Câmara seguem dentro de todos os protocolos municipais de biossegurança à covid-19.
O vice-presidente Cemar Arnal (Solidariedade) apontou a importância da participação da população nos processos e atividades da Câmara. Cemar reforçou que a grande maioria das decisões que impactam na vida das pessoas passa pelo plenário, sendo fundamental a participação dos douradenses.
“É fundamental a população participar no seu direito e dever de fiscalizar e apontar reivindicações. Vamos manter toda a biossegurança necessária [à covid-19], para que as pessoas possam vir e ter segurança dentro desse cenário da pandemia. Essa é a preocupação da mesa diretora”.
O vereador reforçou ainda que para este ano legislativo o objetivo da Casa é encaminhar principalmente demandas de grande porte.
“Esse é um ano importante, a começar pelo concurso da Casa que é uma reforma necessária. Os douradenses esperam de cada vereador empenho. Ano passado cada um correspondeu a isso com projetos de lei, indicações e não vai ser diferente esse ano. Com certeza as coisas vão caminhar com maior amplitude e vamos continuar fiscalizando e também ouvindo as demandas da população, como é nosso dever”, disse Cemar.
O retorno oficial na segunda-feira será aberto ao público, com uso obrigatório de máscara de proteção individual. A Câmara de Dourados fica na Avenida Marcelino Pires, nº 3495, no Jardim Caramuru.