O deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual Pedro Kemp venceram as eleições do PT e vão comandar, respectivamente, o diretório regional e municipal de Campo Grande nos próximos quatro anos. Os dois vão comandar o partido em um momento crucial da retomada diante do acirramento da polarização política e do embate com a extrema direita.
Em Campo Grande, Kemp, da corrente Avante, derrotou Elaine Becker, da Articulação de Esquerda por 675 a 219. Em nível estadual, Vander foi declarado vencedor na disputa com ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, mas a apuração dos votos ainda não foi concluída.
Os vencedores defendem o diálogo com o atual governador Eduardo Riedel (PSDB) e querem priorizar as alianças para derrotar a extrema direita nas eleições de 2026. O tucano pode se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição.
O maior desafio do PT é manter a o crescimento após uma fase difícil em decorrência da Operação Lava Jato. Nas últimas eleições, o partido não conseguiu eleger nenhum prefeito em Mato Grosso do Sul.
No entanto, em 2022, o partido garantiu dois deputados federais, Loubet e Camila Jara, e três estaduais – Kemp, Zeca do PT e Gleice Jane. Agora, o desafio é manter ou ampliar a bancada no próximo ano e voltar a ter uma vaga no Senado, que não conquista desde 2018. A sigla ocupou uma das três cadeiras entre 2003 e 2016 com Delcídio do Amaral.
Após comandar o Governo do Estado por dois mandatos com Zeca do PT, o PT nunca conseguiu chegar nem ao segundo turno e perdeu o protagonismo nas últimas eleições. Uma das apostas para ocupar espaço é o advogado Fábio Trad, ex-deputado federal e ex-presidente da OAB/MS.