O vereador de Dourados Daniel Júnior (PP) assumiu oficialmente nesta sexta-feira (23) a presidência da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul). Ele se torna o terceiro parlamentar douradense a ocupar o cargo, sucedendo Raufi Marques, que liderou a entidade entre 1997 e 2001, e Humberto Teixeira Júnior, presidente no biênio 2003/2004.
Com mandato estadual de quatro anos à frente da UCVMS, Daniel comandará a diretoria composta por vereadores de diferentes regiões do estado.
A chapa eleita tem como vice o vereador Júnior Coringa (MDB), de Campo Grande. Também compõem a equipe Leandro Caramalac (PSD), de Terenos, como segundo-vice; Neto Santos (Republicanos) como tesoureiro; e Jota Pereira (União), de Vicentina, como secretário-geral.
Durante a cerimônia de posse, Daniel Júnior apresentou as prioridades da nova gestão. Entre os objetivos, destacou o plano de ampliar a adesão das Câmaras Municipais à entidade e regularizar as finanças da instituição, que hoje enfrenta dificuldades. “Nós vamos entrar, vamos ver realmente como está a situação financeira. Já sabemos que é algo muito complexo, mas com o time que temos, vamos recuperar as contas em seis meses e devolver credibilidade à nossa entidade”, afirmou.
O novo vice-presidente, Júnior Coringa, classificou a vitória da chapa como um marco após 12 anos de mesma linha de comando. Para ele, o momento é de renovação. “É histórico. Agora temos a missão de retomar a grandeza da entidade”, declarou.
A UCVMS, que já reuniu mais de 60 Câmaras filiadas, hoje conta com apenas 31 associadas. A redução foi motivada por orientações do Tribunal de Contas do Estado, que alertou sobre possíveis responsabilidades compartilhadas com a antiga diretoria, alvo de ação por improbidade administrativa.
Natural da região de Dourados — considerada eixo central de uma população que ultrapassa um milhão de habitantes —, Daniel Júnior defendeu o fortalecimento do municipalismo. “Acredito que é possível devolver a UCVMS aos seus verdadeiros donos: os vereadores que constroem a política de base em nosso Estado”, afirmou.
A eleição de Daniel contou com o apoio da senadora Tereza Cristina, presidente estadual do PP, e de diversas lideranças políticas, como o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de nomes de outros partidos, como o ex-governador André Puccinelli (MDB), o vice-governador Barbosinha (PSD), e os deputados estaduais Zé Teixeira, Mara Caseiro, Júnior Mochi e Gerson Claro.