Vereadores de Dourados fizeram visita técnica, nesta semana, ao Aeroporto Regional “Francisco de Matos Pereira”, para verificar o processo de conclusão da obra, que é fundamental para o desenvolvimento econômico da região. O local está fechado há dois anos, deixando ao cidadão que precisa de voos a opção de ir a Ponta Porã ou a Campo Grande, onde estão os aeroportos mais próximos.
Com técnicos, o coronel Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos, comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Construção e responsável pelos trabalhos no aeroporto de Dourados, recebeu os vereadores Laudir Munaretto (MDB), presidente do Legislativo Municipal; Mauricio Lemes (PSB), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa; Creusimar Barbosa (União); Daniel Junior (Patriota) e Tania Cristina (PP).
Os vereadores se colocaram à disposição do Exército Brasileiro para intermediar as articulações necessárias, inclusive com o Poder Executivo local. Destacaram que é “importante a rapidez nos trâmites burocráticos para que o conjunto de melhorias comece a operar de forma sincronizada ainda este ano”.
Segundo o grupo de parlamentares, o Exército visa concluir as instalações elétricas e auxiliares de navegação até junho, sendo que os trâmites para homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) serão realizados no segundo semestre. A obra, orçada em R$ 88 milhões, já teve R$ 75 milhões creditados. Em fevereiro, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) cobrou a conclusão ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Em relatório da visita técnica, os vereadores descrevem que a obra “conta com repasse do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para a ampliação da pista de pouso e decolagem em 300 metros, regularização de faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, colocação de cerca operacional, bem como terraplanagem das áreas destinadas às edificações; além dos investimentos por parte do Governo de Mato Grosso do Sul e contrapartida da Prefeitura de Dourados para a construção do novo terminal de passageiros”.
Aos vereadores, o comandante falou que houve vários desafios com a terraplanagem. Por ter sido encontrado lençol freático na cabeceira da pista, o andamento da obra foi dificultado. “Os níveis de chuva foram altíssimos, ficando em 50% acima da média de 2022, e a obra precisa de tempo firme para que possa avançar”, aponta o relatório, que pontua que a fase operacional da obra está executada em mais de 90%.