A Unidade Móvel do Hospital de Amor está atendendo as mulheres da região de Vicentina, dias 04, 05 e 06 de novembro, com exames preventivos e gratuitos de Papanicolaou e mamografia para rastreamento do câncer de mama e do colo de útero. A carreta adaptada é um dos projetos apoiados pela Sicredi Centro-Sul MS/BA.
A carreta está estacionada na rua Carlos Farinha s/n – Centro, em frente ao Centro do Idoso Conviver. Para os dias de atendimento, as mulheres deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. No dia 04/11, o atendimento será das 9h30 às 15h; dia 05/11, das 8h às 15h e, no dia 06/11, das 7h às 14h.
O atendimento da Unidade Móvel na área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul é uma realização da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores e Instituto de Prevenção de Dourados. Em Vicentina, a ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Unidade Móvel
A Unidade Móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolaou.
Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 4 mil exames preventivos já foram realizados em mulheres da área de atuação da Cooperativa. A carreta já percorreu 18 localidades, incluindo Dourados (Reserva Indígena; Farmácia Poupa Lar; Parque de Exposições; praça do Transbordo), Nova Alvorada do Sul, Douradina, Fátima do Sul, distrito de Culturama, Japorã, Amambai, Itaquiraí, Coronel Sapucaia, Maracaju, Bonito, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista e Antônio João.
Recursos
A Sicredi Centro-Sul MS/BA apoia financeiramente o projeto através da destinação de 1% do seu resultado financeiro anual para o Hospital de Amor de Dourados. Todas as doações são repassadas depois de aprovadas pelos associados em assembleia. Desde 2020, a Cooperativa já destinou R$ 7,7 milhões referentes aos repasses dos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Este ano, os valores repassados à Unidade Móvel ultrapassam os R$ 2 milhões.
“Nossos recursos são investidos 100% na região onde atuamos e estamos presentes. Promover a cultura da prevenção e oportunizar às mulheres exames gratuitos de mamografia e Papanicolaou são formas da nossa Cooperativa contribuir com a saúde da comunidade de nosso Estado”, enfatizou o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves.
O que saber antes do Papanicolaou?
• Ter idade entre 25 e 64 anos;
• Não ter relações sexuais ao menos dois dias antes do exame;
• Não usar pomada ginecológica pelo menos dois dias antes do exame;
• Não estar menstruada no dia do exame;
• Ter feito o exame num intervalo mínimo de 1 ano.