O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite de terça-feira que a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra covid-19 em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos começará no dia 15 de setembro.
Mas, conforme apurado pelo site Campo Grande News, em Mato Grosso do Sul, 3ª dose começa na sexta, segundo secretário Geraldo Resende, essa etapa terá Pfizer e começa com idosos acima de 80 anos. O anúncio de liberação para o reforço vacinal foi feito nesta manhã, nas redes sociais do Ministério da Saúde.
Resende afirmou que a imunização irá começar a partir dos idosos acima de 80 anos, em ordem decrescente, até chegar aos idosos com 60 anos. Essa medida abrange faixa etária que não foi contemplada no anúncio Ministério da Saúde, que cita acima de 70 anos.
O secretário informou que para esta primeira etapa, a imunização será feita com doses da vacina da Pfizer e, depois, com o lote que chegará de Astrazeneca. "Seremos o 1º no País com a dose de reforço", garantiu o secretário.
A 3ª dose estava em debate há semanas e, agora, foi referendada em decisão tomada em conjunto com a Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais) e Cetai (Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19).