Foram 54 moradores de Dourados mortos pela doença em 15 dias de abril
Abril de 2021 segue até agora como o mais letal para os douradenses em um ano de pandemia da covid-19. Depois do recorde de 65 óbitos em março, o total de óbitos nos 15 primeiros dias de abril chegou hoje a 376, com mais cinco vítimas nas últimas 24 horas em Dourados.
Outros 213 moradores de cidades da região também morreram nos hospitais de Dourados, elevando para 589 o número de pessoas que estavam internadas na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul e perderam a luta para o coronavírus.
Com mais 121 casos positivos, o total de pessoas já infectadas pelo vírus chegou a 25.833 pessoas. Segundo o boletim divulgado pela prefeitura, 24.110 infectados já são considerados recuperados, 1.265 estão em isolamento domiciliar e 82 estão internados, sendo 44 em leitos clínicos e 38 em leitos de UTI. Outros 42 pacientes da região também estão internados em Dourados.
Há quase um mês a cidade está com taxa de ocupação de 100% dos leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19. Até o final da tarde de ontem (14), 12 pessoas estavam na fila aguardando vaga em UTI em Dourados – oito moradores locais e quatro de cidades da região.
Mais leitos
A prefeitura informou que a estruturação dos novos leitos de UTI do Hospital da Vida continua avançando. As unidades serão instaladas em antigos leitos clínicos. Para a adequação é necessária, principalmente, a reformulação da estrutura elétrica, pois o tratamento intensivo disponibiliza uma quantidade maior de aparelhos e são necessárias novas tomadas nos quartos.
O diretor-presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Jairo José de Lima, explica que, devido ao aumento no número de aparelhos, existe uma redução nos leitos disponibilizados por quarto. “Com a adequação, cada quarto que antes atendia quatro leitos de enfermaria passa a receber dois leitos de UTI. Isso porque esse leito era mais simples e com o aumento no número de aparelhos foi preciso fazer essa adequação”, esclarece.
A liberação de novos leitos ocorre conforme a disponibilidade dos quartos. Atualmente, dois estão em processo de adaptação, que representa quatro novos leitos. No entanto, os demais leitos clínicos estão ocupados e para que os pacientes sejam liberados ou transferidos está sendo pleiteada uma parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), para que esses pacientes sejam assistidos pelo Governo.
“Nós conseguimos a liberação de dois quartos e estamos trabalhando para a adaptação. A expectativa é que até a próxima semana esses quatro leitos de UTI novos sejam liberados. No entanto, para expandir esse trabalho é preciso que o Governo do Estado apresente uma retaguarda para transferência dos casos clínicos, pois esses pacientes não podem ficar desassistidos”, ressalta de Lima.
Ainda está sendo montada uma área dentro do leito de UTI em que o técnico de enfermagem irá realizar o monitoramento 24 horas do paciente, além da equipe que presta suporte, como o médico intensivista, enfermeiros, outros técnicos de enfermagem e o fisioterapeuta. A Prefeitura de Dourados está em fase de contratação para atender os novos leitos, com 1 enfermeiro e 13 técnicos de enfermagem.
Com a adesão, Dourados passará a contar, a partir da próxima semana, com 49 camas de UTI ativas. Com a expansão, o Hospital da Vida terá 14 leitos de UTI exclusivos Covid-19 (vai chegar a 20) e ainda existem outros 20 no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); 10 no Hospital Evangélico; e 5 no Hospital Santa Rita.