Supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina poderão funcionar com 50% de capacidade
O município de Dourados entra em lockdown domingo (30) para tentar frear o contágio da covid-19 no pior momento da pandemia. Será a primeira vez que haverá “fecha tudo” na cidade por causa do coronavírus. As medidas anunciadas hoje pela prefeitura vão até o dia 12 de junho.
Só vão poder funcionar supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, mas com apenas 50% da capacidade. Pela primeira verá haverá “lei seca” de 14 dias, com proibição de venda de bebida alcoólica nos supermercados.
Segundo a prefeitura, a medida, a mais drástica adotada até agora, foi tomada por causa do colapso no sistema de saúde. Além de responsável pelo atendimento de seus 225 mil habitantes, Dourados oferece serviço de alta complexidade para habitantes de outros 32 municípios.
Há dois meses os leitos de UTI estão com 100% de ocupação e fila de espera por vaga em terapia intensiva tem média diária de 50 pessoas.
Segundo a prefeitura, a medida necessária diante do agravamento da pandemia, com quase 200 novos casos da doença por dia. O número de mortos se aproxima dos 500 só de moradores de Dourados.
“Enfrentamos um inimigo que é o vírus da covid-19 e lamentamos o cenário que não é só em Dourados, mas do Brasil. Se nenhuma medida efetiva for tomada no nosso município podemos perder o controle da situação. Estamos com média de 40 a 50 pessoas na fila da UTI diariamente. Esse é um momento de união”, afirmou o prefeito Alan Guedes (PP).
As medidas
A circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia fica proibida durante o lockdown. Só poderá sair de casa que for ao supermercado, açougue, padaria, farmácia, hospital e posto de gasolina.
Esses estabelecimentos poderão abrir com apenas 50% da capacidade. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família. A exceção será caso de família monoparental e pessoas que precisem de acompanhante.
Supermercados, açougues e padarias poderão funcionar de segunda a sábado até às 18h e no domingo até 14h. As distribuidoras de água e gás podem funcionar de segunda a sábado até 18h. Postos de gasolina e farmácias podem funcionar 24 horas por dia.
Serviços de saúde que atendem urgência, emergência e alto risco funcionam normalmente. O transporte de passageiros e ônibus poderão funcionar para atender pessoas que precisarem dos serviços essenciais com 50% de capacidade de passageiros sentados.
O decreto com todas as regras será publicado ainda hoje.