Prefeitura anunciou que distribuição da vacina Qdenga começa segunda-feira e 16 mil pessoas devem ser imunizadas
A Prefeitura de Dourados recebeu, nesta quinta-feira (15), autorização para iniciar a vacinação em massa contra a dengue na Reserva Indígena. A campanha, iniciada em janeiro em todo o município, aguardava o aval da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. Dourados é pioneira no país a vacinar em massa contra a dengue.
A consulta à Sesai foi feita pelo secretário de Saúde Waldno Lucena Júnior e, em seguida, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do órgão federal fizeram diversas reuniões para definir os detalhes da vacinação na população indígena de Dourados. A expectativa é que cerca de 16 mil pessoas, com idades entre 4 e 59 anos, sejam vacinadas.
No ofício, respondendo à consulta, a Sesai afirma que “a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a disponibilidade de imunizante para a estratégia”. O documento foi assinado por Lindomar Terena, coordenador distrital de Saúde Indígena.
Com a autorização, o Núcleo de Imunização da Sems dá início à programação para que as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) possam aplicar as vacinas. “As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)”, afirma Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização.