Depois de quase um mês na bandeira cinza, Dourados volta a ter classificação vermelha (Imagem: Dourados Informa)
Na manhã desta quarta-feira (23), foi divulgado o novo mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) coloca Dourados como bandeira vermelha. O anúncio foi feito durante live de transmissão do Boletim Covid do Mato Grosso do Sul.
Agora, Dourados poderá flexibilizar ainda mais as atividades econômicas. Já o toque de recolher, determinado atualmente entre 20h e 5h, deve passar a ocorrer a partir de 21h, modificações no decreto do município podem ocorrer a partir desta quinta-feira (24).
Na nova classificação, quase 60% dos 79 municípios do Estado estão na bandeira vermelha. As recomendações são válidas para o período de 25 de junho a 7 de julho.
O novo bandeiramento classifica 4 municípios na cor cinza, 47 na vermelha, 25 na laranja e 3 na amarela. As cores sinalizam grau extremo, alto, médio e tolerável para a transmissão da Covid-19, respectivamente.
A maioria dos municípios sul-mato-grossenses está no bandeiramento vermelho, que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco. Estão nesta classificação: Amambai, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Figueirão, Itaporã, Itaquiraí, Jardim, Ladário e Laguna Carapã.
Novos atos normativos
Durante a live oficial de apresentação dos dados oficiais da Covid-19 e quinzenalmente a nova classificação dos municípios nas bandeiras do Prosseguir, a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone falou sobre os novos atos normativos publicados em Diário Oficial do Estado (DOE) e que passam a ter vigência a partir de sexta-feira (25).
Um deles trata da inclusão da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Educação (SED) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) no Comitê do Prosseguir que passa a contar com 12 membros. Outro documento revoga o decreto n. 15.693 e tem efeitos a partir de sexta-feira. “Amanhã é o último dia do nosso decreto estadual, que era um decreto com prazo contado, em caráter excepcional e temporário. Aos municípios que entenderam a importância do nosso agradecimento”.
O DOE também traz uma deliberação de revogação do Comitê Gestor do Prosseguir. “Considerando que fizemos uma reclassificação em relação a situação das quatro macrorregiões de saúde estarem em vermelho e com 90% da ocupação mas que foi dentro de um período que acaba amanhã, nós revogamos o artigo 1° e 2° da deliberação, com efeitos a partir de sexta-feira (25)”.