Programa Prosseguir classifica Dourados com “bandeira cinza”, alerta máximo de contágio
Dourados entrou hoje no grau de extremo risco de contágio do coronavírus, segundo a classificação do Programa de Saúde e Segurança na Economia, Prosseguir. Segundo informações da Assecom, o decreto que será publicado amanhã (26) terá validade até o sábado (29), terá como toque de recolher a partir das 20h. Música ao vivo e o feriado de Corpus Cristhi deverá permanecer como estão até o momento, diferente como havíamos noticiado anteriormente. Na sexta-feira (28), representantes da sociedade civil e de segmentos, serão convocados para uma reunião onde será discutido o assunto, que assim um novo decreto deverá ser publicado no sábado (29).
O Decreto n. 15.644, do Governo do Estado, estabelece que o Programa Prosseguir defina os toques de recolher nos municípios com as faixas de classificação, sendo que nas bandeiras verde, amarela e laranja será mais flexível, das 22h até às 5 da manhã; os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e na cinza, o toque de recolher permanece das 20h até às 5 da manhã.
O período de vigência da classificação de Dourados será dos dias 27 de maio a 9 de junho, conforme o documento apresentado hoje pelo Programa. No documento as recomendações socioeconômicas “levam em consideração o enorme grau de dificuldade vivenciado pelos líderes públicos municipais, no momento de decidir sobre restrições do nível de atividade das empresas e da mobilidade de seus cidadãos trabalhadores”, assim descrito no documento.
Casos em Dourados
Conforme apresentado nesta terça-feira (25), o boletim epidemiológico do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, mostra que 39 pessoas aguardam na fila de espera por uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva/ SUS), sendo que a taxa de ocupação em leitos intensivos de Covid está em 100% e 82% em leito geral.
Dourados já registrou 482 mortes pelo vírus e mais de 30 mil casos de pessoas infectadas.
(Matéria atualizada às 22 horas)