Na manhã desta quarta-feira (3), durante live o Governo de Mato Grosso do Sul dispensou a população do uso de máscaras faciais em lugares abertos e sem aglomeração. Essa medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) segue recomendada apenas em ambientes fechados.
O anuncio foi pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, presidente do Comitê Gestor do Prosseguir que afirmou que essa liberação já consta em decreto publicado.
O principal motivo para a descontinuidade da regra é o avanço na vacinação, que já atingiu ao menos 65% da população sul-mato-grossense. Por enquanto, o governo estadual segue descartando o passaporte da vacina.
O Governo de Mato Grosso do Sul obrigava o uso de máscaras de proteção facial em todos os municípios, como forma de reduzir danos da pandemia, desde o dia 22 de junho de 2020. Com essa decisão, Mato Grosso do Sul praticamente já não tem mais nenhuma regra sanitária, mas vale destacar que outros lugares do mundo chegaram a desobrigar a máscara, mas voltaram atrás quando casos voltaram a crescer por conta de variantes.