O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu importante passo na assistência à saúde da região sul de Mato Grosso do Sul com a inauguração, neste mês de agosto, do serviço de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).
O procedimento, de caráter minimamente invasivo, possibilita o diagnóstico e o tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas. Realizado com o uso combinado de endoscopia e radiologia, sob anestesia geral e sem a necessidade de cortes, a CPRE representa alternativa moderna e segura para pacientes que antes precisavam ser encaminhados a centros especializados em outras cidades, como Três Lagoas e Campo Grande.
Com a nova oferta, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a ter acesso local ao procedimento, o que reduz significativamente o tempo de espera e os riscos decorrentes de deslocamentos. O serviço atenderá casos eletivos, regulados pelo Sistema de Regulação Ambulatorial (SISREG) e pela Central de Regulação via sistema CORE, conforme protocolos clínicos que estabelecem os critérios de indicação.
Segundo o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFGD, Tiago Amador Correia, a implementação da CPRE é resultado de um processo estratégico de fortalecimento da capacidade hospitalar. “Trata-se de um avanço que amplia a resolutividade do HU-UFGD e fortalece a assistência à população de Dourados e de toda a macrorregião sul de Mato Grosso do Sul.”
A chefe da Unidade de Diagnósticos Especializados (UDE), Leonora Corrêa da Costa De Marchi, também destacou o esforço coletivo envolvido.
“O início da oferta da CPRE simboliza não apenas um avanço técnico, mas a concretização de um sonho coletivo pautado no compromisso com a saúde dos nossos pacientes. Esse processo demandou um planejamento rigoroso das chefias anteriores, investimento em infraestrutura, além do comprometimento de toda a equipe do serviço.”
Responsável pela realização do procedimento no HU-UFGD, o médico endoscopista Dr. Robin Mauricio Yance Hurtado teve papel decisivo na implantação da CPRE na instituição. Com experiência na implementação dos primeiros serviços no estado, ele ressaltou os impactos positivos da tecnologia para o SUS.
“Tive a honra de contribuir para a implantação dos primeiros serviços de CPRE no estado de Mato Grosso do Sul, destinados exclusivamente a pacientes do SUS, nas cidades de Ponta Porã em 2020 e Três Lagoas em 2022. Essa vivência me possibilitou observar o grande impacto desta tecnologia na população mais carente e os benefícios para a gestão hospitalar, como a redução de insumos, da ocupação de leitos e a melhor aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
A novidade é fruto do trabalho integrado entre o serviço de Endoscopia da UDE e outras áreas, incluindo cirurgia geral, radiologia, enfermagem e anestesiologia.
Com essa iniciativa, o HU-UFGD reafirma seu papel como centro de referência regional em saúde pública, promovendo acesso mais justo, eficiente e resolutivo aos usuários do SUS.