Além de inaugurar o novo prédio da Reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no período da manhã, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou na tarde desta terça-feira a obra da segunda etapa da UMC (Unidade da Mulher e da Criança) do HU (Hospital Universitário).
Acompanhado do vice-governador José Carlos Barbosa e dos deputados federais Geraldo Resende (PSDB), Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT), Camilo conversou com os engenheiros da obra, construída no fundo da unidade que já funciona. Ele recebeu de presente um capacete de “fiscal” da construção. A ampliação recebe investimento de R$ 28 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A nova etapa terá 4,1 mil metros quadrados de área construída, com a criação de 45 novos leitos, duplicação das UTIs pediátrica e neonatal e a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.
“Esse hospital é 100% SUS, mas também é um hospital de ensino e pesquisa. Tivemos a oportunidade de conversar com estudantes de medicina que participam diretamente das atividades. Isso mostra a importância de investir em uma estrutura que, ao mesmo tempo, atende a população e forma profissionais qualificados”, disse o ministro.
De manhã, ainda na UFGD, Camilo Santana assinou ordens de serviço para a reforma das clínicas médica, pediátrica, psiquiátrica e cirúrgica, além da implantação do serviço de hemodiálise. O conjunto dessas obras demandará investimento de R$ 17,9 milhões.
Ao final da visita, o ministro reforçou que as obras simbolizam a continuidade da política de fortalecimento das universidades federais e dos hospitais universitários como referência em assistência e formação. “Estamos dobrando a quantidade de serviços ofertados, especialmente em áreas críticas como UTIs neonatais e pediátricas. Esse hospital presta um grande serviço e vai prestar ainda mais quando estiver concluída a segunda expansão”.