O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integrante da Rede Ebserh, inicia 2025 com a aprovação de dois novos programas de residência médica que representam avanços significativos na formação de especialistas e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As aprovações foram oficializadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC):
Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, aprovada em 20 de dezembro de 2024 (Parecer 1047/2024 da CNRM), destinada a formar especialistas altamente capacitados no uso de tecnologias avançadas para diagnóstico, fundamentais para tratamentos mais precisos e eficazes.
Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade – Saúde Indígena, aprovada em 13 de dezembro de 2024 (Ano adicional, Parecer 862/2024 da CNRM), uma subespecialidade pioneira no Brasil. Este programa foca na atenção à saúde da população indígena, com abordagem inclusiva e culturalmente sensível, fortalecendo a atuação em áreas de alta prioridade no SUS.
“Após os 6 anos de estudo, mesmo com exaustiva carga horária e a conclusão do curso de Medicina, a residência médica tem um papel importante na continuidade da formação técnica e desenvolvimento do médico. A residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que agora será ofertada pelo HU-UFGD, contribuirá de forma significativa para a formação e desenvolvimento médico de alta qualidade, atendendo também aos anseios e necessidades da população de Dourados e região. Aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), teremos 2 (duas) bolsas de acesso direto, e a princípio com duração de 3 (três) anos, proporcionando ao médico residente treinamento e competências para atuação nas principais áreas da Imagem em Medicina, acompanhados de preceptores titulados, como por exemplo raios x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética”, explica o Dr. Mauro Nakayama, médico radiologista do hospital.
Esses programas refletem o compromisso do HU-UFGD em formar profissionais de saúde especializados para atender às demandas do Mato Grosso do Sul e de outras regiões do Brasil, com destaque para áreas estratégicas e inovadoras.
“Essas aprovações marcam um momento importante para o hospital, que está expandindo sua contribuição na formação de especialistas alinhados às necessidades do SUS. As novas residências reforçam nosso compromisso com a excelência na assistência e com o desenvolvimento de práticas inovadoras e humanizadas”, ressalta o Dr. Thiago Pauluzi Justino, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD.
Para o Dr Paulo Baruki, Chefe da Divisão Médica, essa conquista reafirma o compromisso da instituição em formar profissionais qualificados e dedicados à saúde pública: "a aprovação das residências médicas no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculado à Rede Ebserh, é um marco que fortalece o ensino e a pesquisa em saúde, consolidando o HU como um centro formador de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS)".
O edital para os novos programas de residência está em fase de elaboração e será divulgado em breve.