Até ontem, menos de metade da meta de vacinar 150 mil habitantes havia sido alcançada; fake news atrapalha campanha
A população de Dourados ganhou mais um prazo para iniciar a vacinação contra a dengue. O prazo para receber a primeira dose da Qdenga terminaria nesta terça-feira (30), mas um novo acordo com da Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Laboratório Takeda Pharma, estendeu essa data para o dia 19 de maio. Assim, as ações de abordagem do público alvo seguirão nas próximas três semanas.
O município de Dourados é o primeiro do país a fazer vacinação em massa contra a dengue para todas pessoas entre 4 e 59 anos, que é a faixa etária liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser vacinado contra a doença. Em outras cidades, a Qenga é disponibilizada na rede privada com preço médio de R$ 500,00 a dose.
A vacinação começou no dia 3 de janeiro com meta de vacinar 150 mil moradores de 4 a 59 anos e previsão inicial de encerramento para primeira dose neste dia 30, agora estendido para 19 de maio. Entretanto, até ontem, menos de 50% dessa meta (72.882 pessoas) tinha sido cumprida.
O prazo para a segunda dose começou no dia 3 de abril e segue até o fim de agosto, quando se encerra também o prazo de validade das vacinas. Agora, as pessoas que se vacinarem nas próximas três semanas, têm a garantia de que receberão também a segunda dose. Até ontem, 6.037 pessoas tinham tomado a segunda dose.
Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização da Sems, representantes do laboratório e da Secretaria de Saúde se reuniram nesta segunda-feira para avaliar a situação e receberam a informação de que as doses necessárias para esse complemento estão garantidas.
“Mesmo com a força tarefa das últimas semanas, a gente acredita que ainda tem muita gente que precisa ser abordada em parcerias com empresas e entidades para receber a primeira dose, além de pessoas que vinham se recuperando de outras doenças, como a própria dengue, e precisam de um prazo para receber a vacina. O Laboratório Takeda nos sinalizou que poderia fornecer um lote necessário para completar a imunização dessas pessoas”, explica.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, e na Sala de Vacinação do PAM, com atendimento também aos sábados.
Nas próximas semanas, seguem as ações especiais para levar a vacina as empresas, facilitando o acesso aos colaboradores, e também com pontos abertos ao público geral em supermercados e entidades religiosas e clubes sociais.
Edvam Marques lembra que a dengue virou epidemia em várias regiões do país e, em Dourados, a população tem vacina à disposição e de graça. Mesmo assim, a meta de vacinação está muito abaixo do esperado.
O movimento antivacina, iniciado na pandemia de covid-19, além de fake news sobre o imunizante aplicado em Dourados, tem atrapalhado a cobertura contra a dengue. Apesar de a Qdenga ser oferecida na rede privada há vários anos e homologada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), notícias falsas indicam que Dourados seria “cobaia” para teste do imunizante. Essa informação se trata de fake news, pois a Qdenga foi aprovada pela Anvisa no ano passado e incluída no SUS (Sistema Único de Saúde).