A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou nesta sexta-feira (29) mais quatro casos positivos para Monkeypox, chamada de “varíola dos macacos”, no município de Campo Grande.
Conforme a pasta, os laudos dos exames laboratoriais foram liberados confirmando a doença. Os pacientes foram acompanhados enquanto aguardavam os resultados, estavam em isolamento domiciliar, e encontram-se atualmente com as lesões cicatrizadas, sem risco de transmissão.
“É importante ressaltar que, os casos confirmados em Mato Grosso do Sul, segundo investigação realizada pela Vigilância Estadual e Municipal, não configuram transmissão comunitária da doença. Neste sentido, medidas de prevenção devem ser tomadas, principalmente evitar contato íntimo com pessoas desconhecidas e o contato com secreção de lesões de pessoas suspeitas”, diz a Saúde, em nota.
Mato Grosso do Sul contabiliza 12 casos suspeitos notificados sendo 4 em investigação, 3 descartados e 5 confirmados. Hoje foi confirmada a primeira morte de paciente infectado no Brasil, em Minas Gerais.