Em ação inédita, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados (MS) deu início, nesta quarta-feira, 3, a uma campanha gratuita de vacinação contra a dengue, que deve atingir cerca de 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos. O trabalho é fruto de uma parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga, já disponível na rede privada de saúde, e que oferece imunidade completa com duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.
Dourados é a primeira cidade no Brasil a realizar a vacinação em massa contra a dengue e, apenas no primeiro dia de campanha, a Prefeitura, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) realizou a aplicação de mais de 500 doses.
Ao todo, 90 mil doses foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dourados. A vacinação será ministrada em duas doses, sendo que a segunda precisa ser aplicada três meses depois da primeira.
Para receber a primeira dose, basta se dirigir ao posto de saúde mais próximo, com documentos como CPF e carteirinha do SUS.