Imunizante americano pode ficar somente por 5 dias nas salas de vacina das cidades
Mato Grosso do Sul irá receber, na segunda-feira (10), o 2º carregamento da vacina da americana Pfizer, com 14.040 doses. Diferente da primeira vez, que apenas Campo Grande ficou com os imunizantes, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) irá distribuir as doses a todos os 79 municípios do Estado.
O problema é que a vacina da Pfizer exige armazenamento de temperaturas negativas para ser conservada por um período maior. Porém, as salas de vacinação dos municípios de MS só conseguem chegar a temperaturas entre 2ºC e 8ºC. Dessa forma, os imunizantes americanos poderão ser mantidos por apenas 5 dias nos municípios.
Apenas Campo Grande - com freezer cedido pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Dourados (UFGD) possuem equipamentos para armazenar o imunizante por mais tempo.
Então, a orientação da SES é aplicação imediata das doses da Pfizer, para não desperdiçar a vacina - insumo valioso nesta pandemia. Confira abaixo a quantidade de doses que cada cidade de MS irá receber.
Os frascos da vacina da Pfizer podem ser armazenados até 5 dias em temperatura de 2 a 8 graus, que é a temperatura dos freezers das salas de vacina dos municípios. As vacinas podem ser armazenadas até 15 dias em temperatura entre -15 e -35 graus. A vacina da Pfizer pode ser armazenada durante seis meses em freezers com temperatura entre -65 e -90 graus