A Guarda Municipal de Dourados (GMD) está participando, nesta semana, do curso anual de tiros, uma capacitação obrigatória que visa o aperfeiçoamento técnico e operacional dos agentes. O treinamento tem carga horária de 100 horas, com atividades teóricas online e práticas presenciais, e está sendo realizado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, em parceria com o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Dourados, que forneceu os projéteis.
O curso é ministrado pelo instrutor Guilherme Vieira, guarda municipal habilitado como Instrutor de Armamento e Tiro (IAT). Ele é responsável por conduzir as aulas e supervisionar os treinamentos práticos no estande de tiro. A programação inclui conteúdos sobre legislação, balística, técnicas de disparo e manuseio de armas de fogo, cumprindo todas as exigências da grade curricular nacional.
As atividades começaram na segunda-feira (20) e seguem até sexta-feira (24). De acordo com o comandante da GMD, Jamil Matos, esta fase prática contempla 50 disparos por agente, realizados em diferentes posições e situações simuladas. “Os guardas treinam tiros parados e em movimento, aprimorando suas habilidades e destrezas”, explicou. “É um exercício que exige concentração, técnica e controle emocional”, destacou o comandante.
Jamil reforçou que, embora os agentes estejam habilitados no uso de armas, o curso anual é essencial para garantir a segurança pública e a integridade dos próprios guardas. “Essas reciclagens são fundamentais”, enfatiza. “Elas garantem que os agentes mantenham suas habilidades em dia, atualizem-se com as técnicas mais recentes e ajam com segurança e responsabilidade em situações de alto estresse”, completa. O curso capacita ainda mais os guardas municipais que atuam tanto nas rondas ostensivas pela cidade, quanto na segurança dos estudantes, através da Roda Escolar, e na proteção das mulheres vítimas de violência, através da Patrulha Maria da Penha.
Reconhecida nacionalmente pela sua atuação, a Guarda Municipal de Dourados é considerada referência em segurança pública municipal, destacando-se pela estrutura organizacional, capacitação constante e eficiência nas ações. O modelo de gestão da corporação tem despertado o interesse de outros municípios, que frequentemente enviam representantes para conhecer de perto o trabalho realizado em Dourados.