Moradores do distrito de Vila São Pedro, em Dourados, fazem protesto neste sábado (5) contra o fechamento de acesso para quem chega de Campo Grande. O manifesto é pacífico, mas não está descartado possível fechamento da BR-163. Em 2017, a empresa CCR MSVia, responsável pela concessão da rodovia, instalou guard rail no canteiro central que divide as duas pistas da BR-163, isolando São Pedro.
Com isso, quem chega de Campo Grande tem que seguir viagem até o trevo da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) para retornar ao distrito pela outra pista, percurso que leva 6 km. O detalhe é que a maioria dos moradores reside deste outro lado da pista.
Nesses últimos anos os moradores tentaram com a CCR MSVia uma solução para que fosse construído um acesso para quem chega de Campo Grande, mas sem sucesso. Vereadores tentaram intermediar, também não conseguiram.
Há dois meses a comunidade decidiu abrir uma rua de acesso à BR-163, próximo à rotatória localizada na entrada da vila, sentido São Pedro a Campo Grande. Isso fez com que, quem chega de Campo Grande tivesse a oportunidade de fazer o contorno na rotatória, para entrar na rua recém aberta, entrando em São Pedro. Contrária ao acesso, a CCR fechou esta semana o local com guard rail, contudo a comunidade já liberou por conta própria.
No manifesto deste sábado, os moradores convidaram membros da prefeitura de Dourados, da CCR MSVia e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), para acompanharem o ato e ouvir a comunidade. Eles querem que uma solução seja encontrada, permanecendo o atual acesso ou criando outra via, em local a ser definido em acordo entre a CCR MSVia e Prefeitura de Dourados.
Alberto Barreto de Andrade
Por que não copiar o que foi feito em Vila Vargas? Ali onde está a placa do km 272 poderiam fazer um retorno para quem vem no sentido Campo Grande-Dourados, logo após a entrada para Indápolis; do outro lado já tem a rotatória. Problema com solução simples, até.