Uma tarde marcada por emoção e alegria reuniu, nesta sexta-feira (4), idosos participantes dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), em Dourados. O prefeito Marçal Filho fez questão de acolher pessoalmente os mais de 400 idosos que atualmente participam dessas atividades no município, promovendo momento de interação repleto de risos e afeto.
Durante o encontro, na quadra do Complexo Esportivo Jorge Salomão, o Jorjão, no jardim Água Boa, Marçal Filho destacou, com entusiasmo, a importância desses momentos coletivos para a saúde mental, física, autoestima e autonomia dos idosos, enfatizando ainda o valor da inclusão social na terceira idade. “Esses encontros representam muito mais do que simples atividades”, enfatizou. “São oportunidades preciosas de convívio que fortalecem o corpo e a mente”, completou o prefeito, que muito interagiu com os idosos.
A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, ressaltou os diversos benefícios que os serviços oferecidos nos Cras e CCIs trazem aos participantes, incluindo redução do isolamento social, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, estímulo à troca de experiências e ao autoconhecimento, além do incentivo ao envelhecimento ativo e saudável.
A tarde foi animada com apresentações e música ao vivo com direito a bailão. Manoel de Assis Gonçalves tem 87 anos e faz questão de participar das atividades sempre em grande estilo. Ele é adepto ao chapéu e diz que os 13 anos que participa do CCI sempre foram marcados por alegria. “Precisamos aproveitar a vida e aqui [CCI] eu faço amizades e me divirto muito”, contou. Quem também expressa alegria em participar das atividades é Laurinda Oliveira, de 78 anos. Ela frequenta as ações há uma década para colocar o papo em dia e participar das atividades que são variadas. “O que eu mais gosto é o baile”, afirmou.
Ações com os idosos
Dourados conta com sete unidades do Cras espalhadas pelos bairros Vila Cachoeirinha, Canaã I, Jardim Água Boa, Jóquei Clube, Parque do Lago II, distrito de Vila Vargas e o CRAS Indígena. Além disso, são dois CCIs: a unidade Maria Martiniano, localizada no Parque das Nações I, e o André’s Chamorro, no Jardim Água Boa. Ambos são espaços dedicados exclusivamente ao acolhimento e convívio dos idosos, oferecendo diversas atividades diárias, como rodas de conversa, passeios, atividades físicas, campeonatos, palestras, dança e coral.
Neste ano, segundo Shirley, haverá uma integração ainda maior entre os serviços oferecidos pelos Cras, CCIs e os idosos aposentados do funcionalismo público municipal, reforçando ainda mais a qualidade de vida dessa população.
Para participar das atividades, basta que os idosos procurem diretamente as unidades dos Cras, que atualmente funcionam de forma temporária no período da manhã, ou dos CCIs. Os horários de funcionamento são: das 7h às 13h no CCI Maria Martiniano e das 11h às 17h no CCI André’s Chamorro.